quinta-feira, 28 de julho de 2011

O Tratado de Versailles e o Mundo Depois da Guerra

Depois da mais terrível guerra já vista era quase impossível conseguir uma paz justa que não trouxesse mais problemas.
Após a Grande Guerra o mundo nunca mais foi o mesmo: mudanças econômicas, sociais, políticas e culturais foram enormes. Durante a Guerra os governantes dos países em guerra controlaram a economia para ter certeza do fornecimento de armas, munições e suprimentos aos soldados e também artigos de 1ª necessidade aos civis(não militares). Aumentaram as importações de carvão, ferro nitrato chileno(usado em explosivos), alimentos e tecidos. Isso acelerou a economia de países como Brasil, Argentina e Índia.
Os combatentes contraíram muitas dívidas durante a Guerra e os Estados Unidos, apesar de seram neutros até 1917, emprestaram muito dinheiro aos aliados.
Já que grande parte dos homens estavam na guerra, as mulheres ocuparam seus espaços nas fábricas e me todas as atividades na cidade e no campo e era o trabalho feminino que garantia o sustento das famílias. Milhares de mulheres se alisaram nos hospitais de campanha como enfermeiras e também idosos, adolescentes, prisioneiros e habitantes das colônias(2,5 milhões das britânicas e 600 mil das francesas) participaram da guerra.
Cartaz de propagamda americano durante a
Grande Guerra
Quanto mais durava a guerra maiores eram os problemas da população: racionamentos, falta de alimentos, aumento da jornada de trabalho nas fábricas, alta dos preços e perdas materiais e humanas. A moral dos civis e militares estavam em baixa e o governo recorreu a propaganda, que ia desde cartazes;  propagandas em livros; revistas e jornais até embalagens de comida e cigarro, e mostravam imagens e frases pedindo o patriotismo dos civis e militares. Apesar disso, aos poucos cresceram as deserções(fugas de soldados) e motins(rebeliões) contra os oficiais.
Na Grande Guerra morreram entre 9 e 10 milhões de pessoas e o que restou foram soldaods mutilados(sem pernas ou braços), cidades destruídas, regiões agrícolas devastadas e gigantescas dívidas de guerra. O Tratado de Versailles, feito em 1919, firmou a paz e considerou o Império Alemão como culpado pela guerra e impôs a ele pesadas penaalizações: desmilitarização(perda de seus armamentos e redução de seu Exército e Marinha a tamanhos minímos além da proibição de ter uma Aeronaútica), perda das colônias na África e de parte de seu próprio território e pagamento de uma indenização altíssima aos Aliados(só parou de pagar alguns anos atrás). Esse Tratado acabou facilitando a ascenção nazista na década de 1930.
A Guerra acabou com os Grandes Impérios Europeus: Império Alemão, Império Austro-Hungaro, Império Turco-Otomano e Império Russo(que também teve sua revolução que foi importante para o fim desse império). Surgiram novos países no Oriente Médio e na Europa e os europeus perderam a supremacia(superioridade)para os Estados Unidos, que no fim da Guerra viraram a maior potência capitalista do mundo.


- Roberto Malta

terça-feira, 26 de julho de 2011

A Grande Guerra

Essa era para ser a Guerra para Acabar com Todas as Guerras, isso não foi mas foi a mais terrível guerra já vivida até a Segunda Grande Guerra.
Pouco tempo antes do inicio da Guerra existiam 2 blocos de países um contra o outro: a Tríplice Aliança composta do Império Alemão, Império Austro-Húngaro, Itália(que depois mudaria de lado) e mais tarde o Império Turco-Otomano. Já do lado da Tríplice Entente estavam França, Grã-Bretanha, Russia(que saíria em 1917), Sérvia e depois entraram Itália, Estados Unidos e até o Brasil.
Logo começou uma corrida armamentista( de armas) com cada país tentando se defender e ao mesmo tempo se preparar para o ataque melhorando seus armamentos. As produções de fuzis, metralhadoras e canhões aumentaram e as frotas(Marinha) foram melhoradas,foi incentivado as invenções de novas armas e foram inventadas armas como o lança-chamas e o gás venenoso, o serviço militar se tornou obrigatório e as fronteiras foram fortificadas. A Guerra ia começar, era apenas uma questão de tempo.
No dia 28-6-1914 um jovem sérvio Gravilo Princip, membro de um grupo nacionalista sérvio chamado Mão Negra, matou o Arque-Duque Francisco Ferdinando( herdeiro do trono da Austria-Hungria) e sua mulher que estavem em Sarajevo, Bósnia para uma visita diplomática. A Austri-Hungria acusou a Sérvia de favorecer o atentado e um mês depois a guerra foi declarada e os membros iniciais dos dois blocos já estavam em guerra com a exeção da Itália.
Motivados por um nacionalismo brutal, milhões de jovens foram para a guerra. Os alemães invadiram a Bélgica(apesar dessa estar neutra) e um pouco da França e se posicionaram em trincheiras(valas) com arame farpado e alguns quilômetros a frente, franceses e ingleses(que entraram na guerra depois da invasão da Bélgica) faziam o mesmo(durante 3 anos e meio os alemães só recuaram 16 km e morreram quase 1 milhão de soldados dos 2 lados) e o objetivo era vencer o inimigo aos poucos e bem devagar.
Cemitério dos Exércitos Britânicos da Grande Guerra, em Pas
de Calais, no Vale do Rio Somme onde ocorreram muitas batalhas
Em pouco tempo toda a Europa estava assim e também as colônias europeias na África e nas ilhas do Oceano Pacífico. As colônias da Ásia apenas mandaram soldados e em 1917 os americanos entraram na Guerra pela destruição de alguns navios americanos(esse fato mudou o rumo da Guerra e salvou a França e a vitória aliada. No mesmo ano(1917) a Rússia saí da Guerra pela golpe de estado dos bolcheviques.
Em 1918,  pelas derrotas militares e por revoltas da população, esgotada e cansada da guerra o Kaiser(Imperador alemão) renuncia e é proclamada a República de Weimar( o nome da nova República da Alemanha) que determina o cessar-fogo(fim das atividades militares). É o fim da mais terrível guerra até então vista.


- Roberto Malta

domingo, 24 de julho de 2011

Antecedentes da Primeira Guerra Mundial

Uma Guerra como a Primeira Guerra Mundial(ou a Grande Guerra) não começa do nada ou com uma simples declaração de Guerra, sempre existem diversos motivos para uma guerra eclodir(começar) e na Grande Guerra essas razões vem do século anteiror( o século XIX).
No inicio de década de 1910 quase o mundo inteiro estava sob controle da Europa por diversos motivos como o imperialismo direto e indireto, a industrialização avançada da Europa e a gigantesca riqueza que a Europa tinha deram a ela o controle mundial. A Europa era o centro mundial político e o lugar onde as decisões eram tomadas. Os países europeus aproveitavam os avanços tencológicos tendo uma tranquilidade social e tembém  muitos beneficios materiais. Essa época, entre 1890 e 1914, foi chamada de Belle Époque( do francês Bela Época).

 

Uma imagem da Belle Époque.

Mas a paz não estava nem perto da Europa: franceses e alemães vinham brigando desde as Guerras Napoleônicas, passando pela Guerra Franco-Prussiana em que os franceses perderam a Alsácia-Lorena( o que piorou a rivalidade com a Alemanha) e ainda lutaram no Marrocos em 1905, 1911 e1912.
A Alemanha era uma potência industrial que produzia mais ferro e aço que a Grã-Bretanha e fabricava excelentes máquinas, armamentos, navios e carros e além disso planejava construir uma ferrovia de Berlin a Bagdá para conquistar o mercado consumidor oriental do Império Turco-Otomano. A Alemanha ameaçava a Inglaterra com seu expansionismo(desejo de conquistar mais e mais territórios) dentro da própria Europa e com seu desejo de unificar(unir) os povos de língua alemã e esses assuntos o kaiser(Imperador alemão) nem se dava ao trabalho de esconder.
O Império Turco-Otomano que estava em decadência enfrentava diversos movimentos separatistas na região dos Balcãs e outros países se aproveitarem dessas guerras separatistas e conquistaram mais territórios. Um desses países foi a Austria-Hungria que anexou(conquistou) a Bósnia-Herzegovina ao seu Império. Já o Reino da Sérvio planejava formar a Grande Sérvia e ocupar território dos turcos e austriacos(a Sérvia e seu movimento expansionista foram muito importantes para o inicio da Guerra).
O Império Russo desejava os Estreitos do Bósforo e de Dardanelos(sob posse dos Otomanos) e com isso ganhar sua saída para o Mar Mediterrâneo e além disso de declarou protetora dos eslavos como os crotas e os búlgaros e isso trouxe problemas para a Rússia com os Austro-Húngaros porque a Austria-Hungria submetia os eslavos.


- Roberto Malta

sábado, 9 de julho de 2011

9 de Julho

Todo mundo sabe que 9 de Julho é um feriado, mas ... por que?
Para responder essa pergunta voltamos no tempo para a República Velha onde São Paulo e Minas Gerais se alternavam no poder com muita corrupção e em 1930 Getúlio Vargas faz um golpe de Estado depondo Washington Luís e assumindo no lugar de Júlio Prestes(presidente eleito) e instaurando um governo provisório e promulgou uma nova constituição que acabava com a autonomia dos Estados. Em 1932 os paulistas estavam muito irritados contra Vargas e criaram a Frente Única exigindo o fim da ditadura de Vargas. No dia 23 de maio de 1932 4 jovens paulistas foram mortos a tiros e seus nomes eram Miragaia, Martins, Drauzio e Camargo(MMDC) e seus nomes estavam em todos os cartazes paulistas da época. No dia 9 de Julho, São Paulo, o atual estado do Mato Grosso do Sul, a Frente Única Gaúcha e Rio de Janeiro e Minas Gerais(na hora da Guerra os 2 cairam fora) se rebelaram e os 3 primeiros declararam Guerra ao Governo Provisório de Getúlio Vargas, foram quase 3 meses de lutas(até 2 de outubro de 1932) e os revolucionários saíram derrotados pelo Exército brasileiro: 250. 450 soldados revolucionários contra 100 mil do Exército e ocorreram muitas batalhas por todo o Estado de São Paulo em cidades como Itapeva, Itararé, Buri e Botucatu , no atual Estado do Mato Grosso do Sul em Porto Murtinho e Cuxim por exemplo e no Rio Grande do Sul em cidades como Piratini e no interior do Estado.
A Revolução Constitucionalista foi uma derrota militar( 2200 mortos militares e muito mais de civis) para os paulistas liderados por Pedro de Toledo e Euclides Figueiredo contra 4800 mortos e feridos do Exército liderados por Getúlio Vargas mas no geral um sucesso porque 2 anos depois uma nova Constituição foi promulgada. Existem diversas homenagens aos revolucionários em São Paulo como a Avenida 9 de Julho, Avenida 23 de Maio, Rua MMDC e o Obelisco no Parque Ibirapuera.


- Roberto Malta

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Sir Arthur Conan Doyle

Sir Arthur Conan Doyle foi um grande escritor inglês famoso pelo personagem Sherlock Holmes.
Sir Arthur Ignatius Conan Doyle nasceu em Edimburgo, Escócia no dia 22 de maio de 1859, e aprendeu a ler e escrever em casa com a mãe e aos 9 anos foi enviado para um colégio jesuíta na Escócia e ao final do colegial virou agnóstico(quem acha que a existência de Deus não foi nem nunca será resolvida) e em 1876 entrou para Medicina na Universidade de Edimburgo se formando em 1881 e trabalhou como médico em alguns navios e em 1885 completou seu Doutorado em Medicina. Em 1882 começou a medicar em Plymouth mas ganhava pouco e escreveu o livro Um Estudo em Vermelho, o primeiro do detetive Sherlock Holmes que fez muiuto sucesso, Conan Doyle tembém jogou profissionaçmente críquete, boliche e golfe.
Em 1891 se mudou para Londres e virou oftamologista(médico dos olhos) e matou Sherlock Holmes, mas os leitores protestaram e ele inventou uma história para reviver Sherlock Holmes(Holmes fingiu estar morto para enganar seus inimigos). Lutou durante a Guerre Bôer como médico e recebeu o título de Cavalheiro, quando voltou da Africa do Sul(lugar onde se passou a Guerra) escreveu livros sobre essa Guerra em 1887 começou a se converter ao espiritismo escrevendo diversos livros sobre o assunto. No dia 7 de julho de 1930 aos 71 anos faleceu de ataque cardíaco em Crowborough, East Sussex na Inglaterra.  Conan Doyle é visto como um grande escritor que escreveu uma das séries de mais sucesso no mundo( Sherlock Holmes foi criada a mais de 150 anos e ainda é muito popular e foram feitos mais de 60 livros só de Conan Doyle fora outras citações) e influenciou diversos escritores(como Agatha Christie).




- Roberto Malta

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Georges Clemenceau

Georges Clemenceau foi um político francês muito importante durante a Grande Guerra.
Georges Benjamin Clemenceau em Mouilleron-en-Pareds em Veendé na França no dia 28 de setembro de 1841 e estudou em Nantes Lycée e se formou em letras em 1858, em 1861 fundou o jornal Le Travail e no ano eguinte foi preso por ter ideias republicanas e foi expulso da França indo para os Estados Unidos e escreveu para um jornal de Paris e foi professor de francês em Stamford, Connecticut. Em 1871 voltou a França e ajudou a fundarem a Terceira República e foi eleito para o Conselho Municipal de Paris em 1871 passando pelos cargos de Secretrário, Vice-presidente e em 1875 Presidente. Em 1876 foi elito para a Câmara dos Deputados e em 1880 fundo eu jornal: La Justice e em 1886 foi para o Conselho Municipal de Vart distrito de Draguignan e em 1893 perdeu seu cargo na Câmara e em 1900, já era dono do jornal L'Aurore e fundou a revista Le Bloc.Em 1902 foi eleito Senador(ficando no cargo até 1920) em 1906 virou Ministro do Interior e no mesmo ano virou Primeiro Ministro com a renúncia de Sarrien e em 1909 perdeu o cargo. Ficou até 1912 viajando(chegou até o Brasil) e cuidando da doença e em 1913 publicou o Jornal du Var  e crioo o L'Hommre Libre(depois mudou o nome para L'Homme Enchîné).
Em 1914 a Grande Guerra começou e ofereceram a Clemenceau o cargo de Miniistro da Justiça mas ele não aceitou mas em 1917 se canditadou a Primeiro Ministro e ganhou e prometeu ' A Guerra Até o Fim' e junto com Foch e Pétain liderou os franceses para a vitória passando por diversos problemas coma as Ofensivas de Primavera alemães, mas superando todos. Na Conferência de Paz de Versailles se juntou a Woodrow Wilson, Presidente Americano, e em base dos 14 pontos de Wilson tentou impedir a Alemanha de se reerguer e de lutar outra Guerra(que obviamente deu errado). Em 1920 perdeu a reeleição.
Morreu no dia 24 de novembro de 1919 em Paris na França e focou para a História como um grande líder capaz de levar a França a vitória na Guerra, um político radical apelidado de o Tigre(pela queda de 6 governos e a demissão do Presidente da República), por sua participação na Conferência de Paz de Versailles e como um grande orador.


- Roberto Malta

terça-feira, 5 de julho de 2011

Itamar Franco

Itamar Franco foi um presidente e político brasileiro num período muito difícil e cheio de crises.
Itamar Augusto Catieiro Franco nasceu em Salvador, Bahia no dia 28 de junho de 1930 no mar(daí o nome Itamar), seu pai morreu antes dele nascer e a família se mudou para Juiz de Fora onde ele se formou Engenheiro Civil e também onde chegou a patente de capitão da reserva do Exército. Itamar se filiou ao PTB mas não conseguiu ser eleito para vereador nem vice-prefeito e com o inicio da ditadura se filiou ao MDB e foi prefeito de Juiz de Fora de 1967 a 1974, em 1974 vira Senador por Minas Gerais e em 1976 e 1977 foi eleito vice-líder do MDB.Em 1980, se filia ao PMDB e se reelege Senador por Minas Gerais e fira um grande defensor da campanha das Diretas Já!(para eleições diretas), em 1986 se filia ao PL e tenta vencer as elições para Governador de Minas Gerais mas perde por 1% dos votos para o canditado do PMDB e voltou ao Senado sendo o líder do PL no Senado e participando da Assembleia Nacional Constituinte. Em 1989 se filia ao PRN e concorre como vice de Fernando Collor e ganharam a eleição. Mas Itamar discordava da sua política economica-financeira e mais tarde no dia 29 de setembro de 1992 o Congresso fez o Impeachment de Collor e Itamar assume o governo.
Assumui o governo como interino e no dia 29 de dezembro de 1992 tomou posse, seu governo foi fundamental para o Brasil e ele junto com seu Ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso(FHC), fizeram o Plano Real, diminuindo a inflação de 2500% para números aceitáveis e também fez um plebiscito sobre o tipo de governo do Brasil com vitória da república presidencialista com 69% dos votos. Apoiou a candidatura de Fernando Henrique que ganhou, mas discordou sde sua política econômica e de sua reeleição(queria se candidatar de novo) brigando seriamente com ele. Governou Minas Gerias de 1999 a 2003 e nas últimas eleições filiou-se ao PPS e se candidatou e ganhou o cargo de Senador. Morreu de leucemia no dia 2 de julho de 2011 no Hospital Albert Einstein em São Paulo.
Foi decretado 7 dias de luto oficial e esse grande presidente saiu da vida para entrar na história, como um Embaixador do Brasil em Portugal, Itália e na Organização dos Estados Americanos e por ter pedido a Volksvagen e a ajudar o Fusca a voltar a circulação, como um grande político que apoiou as caditaduras a Presidência de FHC em 1994, Lula em 2002 e Serra em 2010 e pela sua luta contra a Leucemia.


- Roberto Malta

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Guiseppe Garibaldi

Guiseppe Garibaldi foi um dos maiores revolucionários da História e lutou em diversos países.
Guiseppe Garibaldi nasceu em Nice na França no dia 4 de julho de 1807 e desde pequeno seguiu osm passos do pai que era marinheiro exercendo a profissão do pai por 10 anos, mas quando foi levar um carregamento de laranjas para Taganrog na Rússia em 1833 e encontrou membros da sociedade secreta Jovem Itália, virou socialista e entrou nessa sociedade juranda unificar a Itália,seu país. Em 1834 foi para a Carbonária(outra sociedade secreta) e participou de uma rebelião em Gênova sendo condenado a morte, em 1835 fugiu para Marselha(França) depois para a Tunísia e por fim para o Rio de Janeiro. Garibaldi lutou na Revolução Farroupilha(Rio Grande do Sul tentou se separar do Brasil) e se casou com Anita Garibaldi, com a derrota da Revolução se mudou para o Uruguai em 1842 onde lutou na Guerra Grande contra o Governador de Buenos Aires Juan Manuel de Rosas e lutou pelos revolucionários contra o Presidente do Uruguai Manuel Oribe e organizou a primeira Legião Italiana.
Em 1848 voltou a Itália pra lutar na Lombardia contra os austriacos mas não teve sucesso e se refugiou na Suiça e depois em Nice, sua terra-natal. No mesmo ano foi para Roma quando o Papa saiu mas Ezxércitos Franceses obrigaram Garibalidi a fugie e ele foi para San Marino e em 4 de de agosto de 1849 Anita morreu. Garibaldi se exilou em Nova York quando trabalhou como fabricante de velas e depois virou capitão de navios em viagens ao Pacífico, a América, a Oceania e Inglaterra. Em 1854 voltou a Itália e em 1859 lutou como Comandate das Forças Sardo-Piemoneses contra os austríacos conquistando a Lombardia. Em 1869 numa expedição ousada, Garibaldi e mais 1000 Camisas Vermelhas conquistaram a Sicilia e Napoles e Garibaldi os entregou ao Rei Vitor Emanuel II. Depois de um retiro na ilha de Caprera, Garibaldi em 1866 voltou a luta para libertar Veneza conseguindo sucesso e expulsando os austríacos de diversas cidades mas com a assinatura do Armistício de Cormons Garibaldi obedeceu ordens e parou. Em 1869 tentou conquistar Roma mas confrontado pelo Exército francês de Napoleão III Garibaldi recuou. Ele também lutou nas Guerras Austro-prussiano(pelos prussianos) e Franco-prussiana(pelos franceses) e se ofereceu a Abraham Lincoln para lutar na Guerra Civil Americana mas mudou de ideia.
Com a Guerra Franco-prussiana, as tropas de Napleão III que estavam em Roma voltaram a França e as tropas de Vitor Emanuel II ocuparam Roma. A região de Trentino só seria conquistada depois da Grande Guerra. Garibaldi foi eleito para o Parlamento Italiano e passou seus últimos dias em Caprera no dia 2 de junho de 1882. Garibaldi tem estatus o homwnagiando em diversos lugares como: Roma, Milão, Nova York, Porto Alegre e Buda-Peste(Hungria) e hoje é visto como um herói que sem ele seria quase impossível a unificaçãio da Itália.


- Roberto Malta

sábado, 2 de julho de 2011

Abraham Lincoln

Abraham Lincoln foi um político americano e provou suas capacidades durante a Guerra Civil Americana.
Abraham Lincoln nasceu no dia 12 de fevereiro de 1809 em uma fazenda no sudeste do Kentucky, aos 9 anos sua mãe morreu e ele foi criado pela irmã e pela madrasta. Seu pai detestava a escravidão e Lincoln também detestava desde pequeno. Lincoln e sua família se mudaram para Illinois. A educação de Lincoln foi na maior parte de sua infância feita por ele mesmo(Likncoln aprendeu a ler e escrever tarde mas aprendeu a fazer isso sozinho).
Lincoln teve uma loja de departamentos com um amigo ms vendeu sua parte para lutar na Guerra Black Hawk(onde serviu como capitão da milicia de Illinois). Lincoln estudou Direito sozinho e depois de perder 2 eleições para a Assembleia de Illinois le foi eleita em 1834. Lincoln advogou de 1836 a 1844 em Springfield, Illinois enquanto servia por 4 mandatos consecutivos na Assembleia de Illinois, se mostando um grande opositor da escravidão. Em 1846 Lincoln foi eleito para o Senado pelo partido Whig. Em 1848 Lincoln apoiou a canditadura do General Zachary Taylor, que ganhou ma Lincoln não gotou do cargo que foi oferecido a ele e voltou a advogar.Em 1854 Lincoln entrou no recém formado Partido Republicano sendo um dos seus fundadores e criticou a escravidão e acabou virando muito popular no norte(contra a escravidão) e extremamente impopular no sul(a favor da escravidão).
Em 1860 Lincoln foi indicado pelo Partido Republicano para a Presidência e eles e seus acessores fizeram campanha exaustiva para sua eleição no norte enquanto no sul seu nome não estava nas cédulas de 9 estados e Lincoln foi eleito o 16º Presidente americano e o 1º Presidente Republicano e antes mesmo da sua posse 7 estados do sul já tinham saído da união e formado a confederação. Lincoln conseguiu segurar alguns estados mas logo a Guerra de Secessão começou entre a União de Lincoln e a Confederação dos rebeldes.
No dia 12 de outubro de 1861 a Guerra começou e Lincoln reorganizou o Exército conseguindo melhores provisões, soldados mais treinados e Generais mais capacitados. A Guerra começou com desvantagem mas alguns anos depois Lincoln reverteu a vantagem e em 1865 acabou a Guerra. O sucesso na Guerra foi fundamental para Lincoln se reeleger em 1864 e ele começou a reconstruir os Estados Unidos já sem estados rebeldes.
No dia 14 de abril de 1865, Lincoln estava no Ford's Theatre para assistir a peça Nosso Primo Americano e John Wilkes Booth, um espião do Exército Confederado, entrou no camorote( o guarda-costas de Lincoln saiu para um bar no intervalo da peça) e atirou na cabeça de Lincoln, que morreu no hospital e teve um funeral de Chefe de Estado. Booth foi morto numa fazenda alguns quilometros ao sul de Washington D.C. por soldados da União.
Lincoln hoje é reconhecido como um dos maiores(tanto em tamanho, tinha 1 metro e 93 centímetros, como capaz de unir um país dividido) Presidentes americanos e como um gênio e uma pesso extremamente inteligente que foi o 1º Presidente a nascer fora das 13 colônias e que uniu um país dividido por um tema polêmico, pela Guerra e pelas diferenças entre norte e sul.


- Roberto Malta

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Woodrow Wilson

Woodrow Wilson foi um político americano e fundamental para o mundo durante a Grande Guerra.
Thomas Woodrow Wilson nasceu em Staunton na Virgínia nos EUA no dia 28 de dezembro de 1858 e cresceuem diversos estados americanos como o Ohio e na Carolina do Sul e estudava sozinho em casa. Em 1879 Wilson estudou Direito por 1 ano na Universidade de Virginia e terminou os estudos de Direito em casa em Wilmington na Virgínia e em 1882 começou a advogar em Atlanta. Em 1883 Wilson entrou na Universidade John Hopkins e estudou para seu doutorado em História e Ciência Política. Depois de conseguir seu PhD, Wilson tentou virar professor permanente mas não conseguiu até que em 1890 virou professor de Jurisprudência e Política Econômica na Universidade de Princeton.
Wilson estudou Administração Pública e em 1902 virou Presedente da Universidade de Princeton tendo uma administração brilhante. Em 1910, Wilson(que era dmocrata) foi eleito Governador de Nova Jersey e exerceu o cargo muito bem e ficou tão popular que em 1912 se canditadou a presidência. Teve um bom mandato e se manteve popular e se canditadou a reeleição em 1916, se reelegendo. Sua política durante a Grande Guerra era de neutralidade até que os alemães com~çaram uma campanha de submarinos, Wilson pediu para que parassem mas quando o Lusitania(navio de passageiros com maioria americana) foi afundado, declarou guerra a Alemanha e seus aliados, a entrada americna foi vital para a vitória dos Aliados(Inglaterra, França e Japão) na Guerra. No armistício Wilson defendeu o uso dos seus 14 pontos para acabar com qualquer chance da Alemanha voltar a tavar uma guerra com os Aliados.
Em 1919 Wilson ficou paralisado do lado esquerdo e 2 anos depois(ao fim do mandato) Wilson se retirou para uma casa perto de Washington D.C.. Wilson morreu 3 de setembro de 1924 em uma casa dele perto de Washington D.C. e foi enterrado na Catedral Nacional de Washington.
Wilson é reconhecido como um grande presidente que liderou os americanos durante a guerra e como um grande administrador e uma pessoa muito inteligente em todos os lugares em que passou.


- Roberto Malta