quarta-feira, 25 de maio de 2011

Movimento Operário até 1920 no Brasil

Os operários não ficaram apenas sofrendo, eles reagiam mas raramene conseguiam o que queriam.
A maioria dos operários eram estrangeiros ( italianos em São Paulo e espanhóis e portugueses no Rio de Janeiro) e quando vieram para o Brasil trouxeram as ideias de anarquismo e socialismo e divulgavam essas ideias em comícios, palestras, planfetos e jornais ( exemplos: O Socialista, A Plebe e Amigo do Povo).
Em 1890 no Rio de Janeiro foi criado o primeiro partido operário brasileiro ( Partido Operário) e depois outros grupos socialistas e partidos operários foram formados no Brasil ( exemplo: Partido Democrata Socialista fundado em São Paulo em 1906 e o partido socialista com mais membros e que durou mais tempo no Brasil.
O socialismo não deu certo no Brasil, pois o socialismofuncionava por reformas políticas que não sensibilizaram os patrões e muito menos conseguiram a confiança dos operários.
E já os anarquistas que eram mais radicais e defendiam a imediata conquista de direitos e a destruição do captalismo. Até a década de 1920 o anarquismo e o anarcossindicalismo ( para chegar ao anarquismo era necessário o sindicato). O anarcossindicalismo atacava o Estado, a burguesia, o captalismo e a Igreja e para os anarcossindicalistas acreditavam que o sindicato era a principal força dos trabalhadores e que uma grande greve revolucionária iria destruir o captalismo.
Em 1906, os anarcossindicalistas fizeram um grande encontro de operários no Rio de Janeiro e nesse encontro aprovaram a criação da Confederação Operária Brasileira ( COB) que reunia sindicatos de diversos estados do Brasil. Nesse encontro também iniciaram a campanha pela jornada de trabalho de 8 horas que iria agitar o país com greves gerais ou parciais, boicotes, passeatas, sabotagens e comícios.
Na maioria das vezes os pedidos dos trabalhadores não eram atendidos, ás vezes os patrões cediam aso pedidos dos trabalhadores mas depois quando os trabalhadores voltavam ao trabalho voltavam atrás porque não tinha lei que fizesse que ele cumprisse o acordo. Também havia uma forte repressão policial e de tropas armadas que acabavam com manifestações dos operários a tiros. Contra os trabalhadores o governo tinha diversas formas de castigar seguindo a lei : prisão, deportação pro Acre, enforcamento de líderes, expulsão de agitadores estrangeiros e fechamento de jornais.


- Roberto Malta

Nenhum comentário:

Postar um comentário