sábado, 2 de julho de 2011

Abraham Lincoln

Abraham Lincoln foi um político americano e provou suas capacidades durante a Guerra Civil Americana.
Abraham Lincoln nasceu no dia 12 de fevereiro de 1809 em uma fazenda no sudeste do Kentucky, aos 9 anos sua mãe morreu e ele foi criado pela irmã e pela madrasta. Seu pai detestava a escravidão e Lincoln também detestava desde pequeno. Lincoln e sua família se mudaram para Illinois. A educação de Lincoln foi na maior parte de sua infância feita por ele mesmo(Likncoln aprendeu a ler e escrever tarde mas aprendeu a fazer isso sozinho).
Lincoln teve uma loja de departamentos com um amigo ms vendeu sua parte para lutar na Guerra Black Hawk(onde serviu como capitão da milicia de Illinois). Lincoln estudou Direito sozinho e depois de perder 2 eleições para a Assembleia de Illinois le foi eleita em 1834. Lincoln advogou de 1836 a 1844 em Springfield, Illinois enquanto servia por 4 mandatos consecutivos na Assembleia de Illinois, se mostando um grande opositor da escravidão. Em 1846 Lincoln foi eleito para o Senado pelo partido Whig. Em 1848 Lincoln apoiou a canditadura do General Zachary Taylor, que ganhou ma Lincoln não gotou do cargo que foi oferecido a ele e voltou a advogar.Em 1854 Lincoln entrou no recém formado Partido Republicano sendo um dos seus fundadores e criticou a escravidão e acabou virando muito popular no norte(contra a escravidão) e extremamente impopular no sul(a favor da escravidão).
Em 1860 Lincoln foi indicado pelo Partido Republicano para a Presidência e eles e seus acessores fizeram campanha exaustiva para sua eleição no norte enquanto no sul seu nome não estava nas cédulas de 9 estados e Lincoln foi eleito o 16º Presidente americano e o 1º Presidente Republicano e antes mesmo da sua posse 7 estados do sul já tinham saído da união e formado a confederação. Lincoln conseguiu segurar alguns estados mas logo a Guerra de Secessão começou entre a União de Lincoln e a Confederação dos rebeldes.
No dia 12 de outubro de 1861 a Guerra começou e Lincoln reorganizou o Exército conseguindo melhores provisões, soldados mais treinados e Generais mais capacitados. A Guerra começou com desvantagem mas alguns anos depois Lincoln reverteu a vantagem e em 1865 acabou a Guerra. O sucesso na Guerra foi fundamental para Lincoln se reeleger em 1864 e ele começou a reconstruir os Estados Unidos já sem estados rebeldes.
No dia 14 de abril de 1865, Lincoln estava no Ford's Theatre para assistir a peça Nosso Primo Americano e John Wilkes Booth, um espião do Exército Confederado, entrou no camorote( o guarda-costas de Lincoln saiu para um bar no intervalo da peça) e atirou na cabeça de Lincoln, que morreu no hospital e teve um funeral de Chefe de Estado. Booth foi morto numa fazenda alguns quilometros ao sul de Washington D.C. por soldados da União.
Lincoln hoje é reconhecido como um dos maiores(tanto em tamanho, tinha 1 metro e 93 centímetros, como capaz de unir um país dividido) Presidentes americanos e como um gênio e uma pesso extremamente inteligente que foi o 1º Presidente a nascer fora das 13 colônias e que uniu um país dividido por um tema polêmico, pela Guerra e pelas diferenças entre norte e sul.


- Roberto Malta

Nenhum comentário:

Postar um comentário