domingo, 24 de julho de 2011

Antecedentes da Primeira Guerra Mundial

Uma Guerra como a Primeira Guerra Mundial(ou a Grande Guerra) não começa do nada ou com uma simples declaração de Guerra, sempre existem diversos motivos para uma guerra eclodir(começar) e na Grande Guerra essas razões vem do século anteiror( o século XIX).
No inicio de década de 1910 quase o mundo inteiro estava sob controle da Europa por diversos motivos como o imperialismo direto e indireto, a industrialização avançada da Europa e a gigantesca riqueza que a Europa tinha deram a ela o controle mundial. A Europa era o centro mundial político e o lugar onde as decisões eram tomadas. Os países europeus aproveitavam os avanços tencológicos tendo uma tranquilidade social e tembém  muitos beneficios materiais. Essa época, entre 1890 e 1914, foi chamada de Belle Époque( do francês Bela Época).

 

Uma imagem da Belle Époque.

Mas a paz não estava nem perto da Europa: franceses e alemães vinham brigando desde as Guerras Napoleônicas, passando pela Guerra Franco-Prussiana em que os franceses perderam a Alsácia-Lorena( o que piorou a rivalidade com a Alemanha) e ainda lutaram no Marrocos em 1905, 1911 e1912.
A Alemanha era uma potência industrial que produzia mais ferro e aço que a Grã-Bretanha e fabricava excelentes máquinas, armamentos, navios e carros e além disso planejava construir uma ferrovia de Berlin a Bagdá para conquistar o mercado consumidor oriental do Império Turco-Otomano. A Alemanha ameaçava a Inglaterra com seu expansionismo(desejo de conquistar mais e mais territórios) dentro da própria Europa e com seu desejo de unificar(unir) os povos de língua alemã e esses assuntos o kaiser(Imperador alemão) nem se dava ao trabalho de esconder.
O Império Turco-Otomano que estava em decadência enfrentava diversos movimentos separatistas na região dos Balcãs e outros países se aproveitarem dessas guerras separatistas e conquistaram mais territórios. Um desses países foi a Austria-Hungria que anexou(conquistou) a Bósnia-Herzegovina ao seu Império. Já o Reino da Sérvio planejava formar a Grande Sérvia e ocupar território dos turcos e austriacos(a Sérvia e seu movimento expansionista foram muito importantes para o inicio da Guerra).
O Império Russo desejava os Estreitos do Bósforo e de Dardanelos(sob posse dos Otomanos) e com isso ganhar sua saída para o Mar Mediterrâneo e além disso de declarou protetora dos eslavos como os crotas e os búlgaros e isso trouxe problemas para a Rússia com os Austro-Húngaros porque a Austria-Hungria submetia os eslavos.


- Roberto Malta

Nenhum comentário:

Postar um comentário