terça-feira, 18 de setembro de 2012

CIA

Em comemoração aos 65 anos da fundação da CIA (hoje!!!), o SDG presta uma homenagem a famosa agência, relembrando a história de seu princípio.



Durante a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos tinham uma agência de inteligência chamada OSS (Office of Strategic Services) que coordenava a espionagem americana, mas ele foi dissolvida em setembro de 1945 e suas divisões foram transferidos para os Departamentos de Estado e o da Defesa.
11 meses antes da dissolução da OSS, seu criador William Donovan propôs ao presidente Roosevelt a criação de uma agência central que estive subordinada ao presidente. Roosevelt não tomou nenhuma medida
                                                                                     
para criar essa agência, depois que ele morreu em 12 de abril de 1945, Harry Truman que era vice de Roosevelt assumiu. No dia 20 de setembro de 1945, Truman assinou a dissolução da OSS. No final desse ano, foi apresentado uma proposta no Congresso em que aparecia o conceito de agência central de inteligência, apesar da oposição de militares, do Departamento de Estado e do FBI, Truman estabeleceu a CIG ( Central Intelligence Group), que era uma autoridade interina estabelecida sob a autoridade do presidente. As divisões da OSS que estavam divididas entre o Departamento de Estado e o da Defesa se reuniram novamente na CIG.
Roscoe Hillenkoeter, primeiro diretor da CIA
No dia 18 de setembro de 1947, o Ato de Segurança Nacional de 1947 estabeleceu a criação da CIA. O primeiro diretor da CIA foi o Almirante Roscoe Hillenkoeter e uma das primeiras operações da Agência foi de secretamente apoiar os democratas- cristãos na Itália e foi um sucesso. No ano seguinte, o Conselho Nacional de Segurança deu a CIA autorização para realizar operações secretas contra grupos ou nações hostis e também realizar operações secretas de apoio a grupos ou nações que sejam aliados dos EUA.
Em 1952 os Boinas-verdes, elite do Exército americano foram criados e em muitas missões da CIA eles foram utilizados, apesar de a CIA ter pessoal próprio e de utilizá-los na maioria das operações que são realizadas por ela.
A criação da CIA foi extremamente importante para os EUA e o mundo capitalista porque durante a Guerra Fria a CIA travou verdadeiras batalhas indiretas com a KGB (agência do serviço secreto soviético) e, provavelmente o rumo da guerra seria muito diferente caso a CIA não fosse criada já que antes dela os EUA não tinham uma agência tão forte quanto a da URSS e que pudesse operar no mundo inteiro.
 
-Roberto Malta

Um comentário: