quarta-feira, 19 de setembro de 2012

O Carcano M91


Com o advento do sistema de repetição por ferrolho para rifles e carabinas,  muito mais rápido do que seus antecessores, houve uma revolução na indústria armamentista que daria uma significante vantagem  no campo de batalha.

Carcano M91
 O Carcano M91 foi um dos filhos dessa revolução.Desenvolvido em 1881 na Itália por Salvatore Carcano para o exercito italiano, utiliza o cartucho de 6.5x52mm e produzido entre 1882 e 1945, sendo utilizado por forças italianas durante ambas guerras mundiais. Foi também  adotado por unidades alemãs durante a Segunda Guerra e fornecido a outros países como a Síria, Líbia, Tunísia, Argélia, Japão(marinha real) e Finlândia.


A "maldita" munição de calibre 6.5mm do Carcano M91 
 
Nesta última, teve destaque durante a Guerra de Inverno contra a União Soviética em 1939, quando ajudou as tropas finlandesas a repelir o exército vermelho apesar de sua grande vantagem numérica (estimada em 3:1 ). Apesar de tudo, estava longe de ser o rifle favorito dos finlandeses: tinha um calibre de munição incomum cujo envio para o front era escasso e complicado; além de ser equipada com uma mira fixa de 300m que acarretava em grande imprecisão, principalmente contra alvos móveis.  Por isso, até hoje, é considerado o pior rifle da  Segunda Guerra Mundial.

  Uma vez ultrapassado, várias unidades do Carcano M91 saíram das mãos do exército e passaram a ser comercializadas no mercado civil. Eventualmente, uma dessas unidades caiu nas mãos de um ex-fuzileiro americano que o utilizou num assassinato . Seu nome era Lee Harvey Oswald e sua vítima John Fitzgerald Kennedy.


- Rafael Marzolla

Nenhum comentário:

Postar um comentário