sexta-feira, 22 de abril de 2011

Revolução de 1905 ou Massacre do Domingo Sangrento

Em 1905 após diversas revoltas envolvendo operários, agricultores, marinheiros e soldados ,o Czar Nicolau II, percebendo a agitação da população russa resolveu fazer mudanças, mesmo que de fachada, para acalmar a população: mudou a forma de governo de monarquia absolutista para monarquia constitucional e afirmou que convocaria eleições gerais para a Duma(parlamento). Os partidos da burguesia liberal(Partido Constitucional Democrata ou Partido dos Cadetes) se deu por satisfeito isolando o POSDR( partido dos operários).
Finalizada a derrota russa pelo o Japão, o Czar mobilizou a Okhrana e também a sua tropa de elite, os cossacos, para reprimir os revoltosos e dissolver o soviete de São Petersburgo, prendendo quase a totalidade de seus líderes. Agora controlando a situação,o Czar Nicolau II desfez todas as medidas anteriores mantendo apenas a Duma com poderes limitados e vigiada pela Okhrana.
Ainda em 1905,no dia 22 de janeiro(9 de janeiro no calendário russo), centenas de milhares de russos saíram as ruas de São Petersburgo liderados por um padre ortodoxo e ex membro do Okhranacom destino  Palácio de Inverno do Czar para lhe entregar uma petição pedindo:  liberdade cultural e política, aumento dos salários, diminuição da jornada de trabalho, fim do absolutismo do Czar, fim da desigualdade social e direitos civis(até então inexistentes).
O comandante da Guarda do Czar ordenou que não deixassem a multidão se aproximar, ele ordenou a multidão para recuar e pela negativa, mandou a Guarda abrir fogo, matando, aprisionando ou afugentando todos os participantes dessa revolta conhecida como Massacre do Domingo Sangrento ou Revolução de 1905.
Lênin chamaria a Revolução de 1905 como ensaio geral para a Revolução de 1917.


- Roberto Malta

Nenhum comentário:

Postar um comentário