quinta-feira, 21 de abril de 2011

Antecedentes da Revolução Russa

1917 foi um dos anos que mudaram o mundo: o mundo vivia a Grande Guerra, a miséria era comum a todos, o mundo estava descontente, a Prussia estava entrando em decadência e a guerra permanecia um impasse. Nesse cenário se desenvolve na afastada Russia a sua revolução.
A monarquia russa era sustentada pela nobreza rural, a Russia tinha a maior população europeia em 1914 e a população vivia em extrema miséria o que possibilitava a difusão do liberalismo e do socialismo.
Mas vamos por partes(como diria Jack, o esquartejador), em 1858, o Czar(César, Rei) Alexandre II subiu ao trono e percebendo a necessidade de modernização da Russia e com medo de revoltas da população aboliu a servidão(1861), incentivou o ensino elementar e deu autonomia acadêmica as universidade e concedeu maior autonomia administativa aos governadores da províncias. Apesar disso o mal estar popular cresceu pela mal distribuição da terra, pela produção estar voltada a exportação e enrequicimento da nova burguesia e dos nobres, causando diversas crises de fome entre a população rural e urbana e também pela falta de recursos técnicos e financeiros para a modernização da agrucultura. Alexandre II foi assassinado em 1880 por um grupo oposicionista que lutava pelo fim da monarquia vigente, responsabilizada pela miséria de população. Alexandre II foi sucedido por Alexandre III.
Alexandre III assumiu o poder 1 anos após a morte de seu antecessor, em 1881 e percebedo a agitação social que tomava conta da Russia uniu em torno de si os conservadores russos, aumentou o poder da Okhrana, a policia política russa, ampliou a censura a imprensa, setores educacionais e tribunais, os dois principais partidos políticos(NARODNIK e POSDR) que buscavam o fim da monarquia viraram clandestinos. Proibiu os protestos e os agricultores e operários foram ainda mais explorados pelos nobres e burgueses que conseguiram mais dinheiro com a burguesia inglesa e francesa que impulsionaram o processo de industrialização do país, apesar da repressão da polícia política o socialismo foi difundido mais ainda pela população russa. Alexandre III morreu de causas naturais em 1894.
Nicolau II(na imagem), o último Czar russo assumiu o poder em 1894 promoveu a entrada de dinheiro inglês, belga, alemão, francês, etc para fortalecer a industrialização russa e melhorar o desenvolvimento russo utilizando medidas como o início da exportação de petróleo e a implantação de estradas de ferro e da industria siderúrgica. Nicolau II concentrou os investimentos em centros urbanos como Moscou, São Petersburgo(a capital), Kiev e Odessa formando grupos de operários(proletários) de mais de 3 milhões de pessoas que viviam na miséria,trabalhavam de 12 a 16 horas por dia, não recebiam comida, trabalhavam em locais imundos e eram tinham um alto risco de pegarem doenças. Nesse cenário floresceu o socialismo.


- Roberto Malta

Nenhum comentário:

Postar um comentário