sábado, 30 de abril de 2011

Revolução Mexicana

Após Porfírio Diaz anunicar que não tentaria se reeleger, os revolucionários mexicanos saíram por todos os cantos do México para organizar seus respectivos partidos políticos.
Francisco Madero era originário de uma família de latifundiários, mais ele liderou na Revolução Mexicana a pequena burguesia urbana, nacionalista e organizou o movimento Anti-Reelecionista( contra a política de Diaz de se reeleger com base em eleições com partido único e fraudadas). Madero foi perseguido e preso durante as eleições, vencidas por Diaz, mas conseguiu fugir para um curto exílio nos Estados Unidos, seu exílio se tornou símbolo da luta contra Diaz nas cidades, inclusive do proletariado. Madero proclamou no exílio o Plano de San Luis, que apelava aos Mexicanos a pegar as armas contra Diaz em 20 de novembro de 1910.
Enquanto Madero controlova os revolucionários nas cidades, os camponeses do sul liderados por Emiliano Zapata invadiam e incendiavam fazendas e refinarias de açucar e simultaneamente organizavam um exército popular. E no norte do México, camponeses liderados por Pancho Villa(na imagem) também defendiam a reforma agrária.
Nos anos de 1910 e 1911 os exércitos camponeses derrotatam as tropas de Diaz e dos latifundiários, conquistando vilas e cidades em direção a capital do México. Enquanto isso em 20 de novembro, os revolucionários comandados por Madero do exílio começam a se rebelar, primeiro no norte mexicano e depois no resto do país. Quando os liderados por Madero conquistam Ciudad Juarez( maior cidade de estado de Chihuahua) Diaz apresenta sua renúncia e vai para o exílio na França simultaniamente Madero retorna dos Estados Unidos e são realizadas novas eleiçãoes que dam a vitória a Madero.
Mas os outros revolucionários estavam descontentes, se Madeiro não os acalmar terá sérios problemas num futuro próximo.


- Roberto Malta

Nenhum comentário:

Postar um comentário