domingo, 24 de abril de 2011

Trotski ou Stalin e a Ditadura Sobre o Proletáriado

 Em 1924, após a morte de Lênin, Trotski e Stalin brigravam por quem governaria a U.R.S.S., Trotski era o preferido de Lênin e seu número 2 e Stalin conseguiu acender rapidamente no partido e era o número 3.
Com medo de uma outra guerra civil, o PS resolveu resolver a encrenca pelo voto de seus comissários, Trotski defendia que a U.R.S.S. espalha-se o comunismo ao mundo, enquanto Stalin defendia que a U.R.S.S. se preucupasse apenas com si mesma.
A tese de Stalin(na imagem) venceu e ele foi eleito governante soviético. A Trotski sobrou a sua destituição como número 2 do PS e Comissário de Guerra e 5 anos depois o exílio, a censura a quase nenhum país quis aceita-lo e ele parou no México, onde acabou assassinado a mando de Stalian em 1940.
Stalin manteve o nome do governo de Lênin, mas nacionalizou todas as empresas(incluindo as estrangeiras), acabou com os salários diferenciados e com a liberdade de comércio, ampliou a censura a imprensa e a repressão aos seus opositores, além de aumentar a nível sem precedentes o Exército Russo. Para aumentar a riqueza, o poder e a influência russa no mundo, Stalin usou e abusou dos agricultores, trabalhadores e operários(proletários), alcançando seus objetivos. Se diz que a Ditadura do Proletariado de Lênin virou a Ditadura Sobre o Proletariado de Stalin.
 Stalin morreu em 1953, passando por problemas como a Segunda Guerra Mundial, todos os seus sucessores, por 40 anos (até a queda do Muro de Berlim) com a exeção de  Mikhail Gorbachev, de Stalin até Konstantin Tchernenko (penúltimo governante da U.R.S.S.,o último acabou com o socialismo)usaram e abusaram de todos os russos a exceção os membros do PS.


- Roberto Malta

Um comentário: