sábado, 23 de abril de 2011

Revolução Vermelha de Outubro de 1917

A Russia se mantinha na Grande Guerra pelo Governo Provisório dos russos brancos(liberais e mencheviques) estando ás vésperas de uma guerra civil.
Apesar do Czar ter caído a população sentia ter trocado 6 por meia-dúzia pois o Governo Provisório era composto de mencheviques e liberais qe junto com os czaristas formam os russos brancos em oposição aos bolcheviques, na verdade a única mudança era que quem manda deixou de ser 1(Czar) e passou a ser poucos(Governo Provisório).
No dia 25 de outubro de 1917, bolcheviques liderados por Lênin; Trotski e Radek apoiados por anarquistas e socialistas revolucionários cercaram Petrogrado e prenderam a maioria dos integrantes do Governo Provisório e da Soviete prenderam a maioria dos não-bolcheviques. Mais tarde, numa seção estra-ordinária, a Soviete passou  o poder ao Conselho dos Comissários do Povo, já o Comitê Executivo da Soviete convocou o povo a lutar contra os bolcheviques, por esses serem maioria na maior parte da Russia.
Em 3 de novembro, os bolcheviques deram aos operários controle sobre as empresas pequenas, médias e grandes conseguindo grande apoio popular sendo que era esse seu objetivo. Em 12 de novembro como o Governo Provisório queria foram realizadas eleições para a Assembleia Constituinte e que essa decideria a forma de governo a ser utilizada, todos os partidos participaram(exeção ao Partido Constitucional Democrata, perseguida pelos bolcheviques) e os Socialistas Revolucionários receberam 2 vezes mais votos que os bolcheviques e os outros partidos não receberam quase nada.
Em 26 de dezembro, Lênin publicou teses defendendo os Sovietes como forma de governo melhor que a Assembleia Constituinte, a maioria dos membros do partido perceberam que se tratava de um golpe e se recusaram a fazer, mas form obrigados a isso pela liderança do partido.
Pela manhã de 5 de janeiro de 1918, houve uma imensa manifestação pacífica a favor da Assembleia Constituinte dispersada a bala pelas tropas leais aos bolcheviques, a Assembleia Constituinte se reuniu pela primeira e única vez na tarde desse dia e na madrugada seguinte foi dissolvida, se tornou claro que os bolcheviques queriam fazer uma ditadura.


- Roberto Malta

Nenhum comentário:

Postar um comentário