sexta-feira, 22 de abril de 2011

O Começo da Revolução Russa

Do final do século XIX até 1917 tudoo que aconteceu na Russia levou para a Revolução de Outubro.
Com a industrialização e um maior contato com o ocidente, diversas doutrina políticas se difundiram na Russia, sendo a principal o socialismo inspirado nas ideias de Karl Marx(o marxismo) que deu origem ao POSDR(Partido Operário Social Democrata Russo) que foi violentamente com batido pela Okhrana sendo desarticulada em território russo mas refeito no exterior sob a liderança de Lênin, Trotski e Plekhanov(na imagem). Mas em 1903 ocorreram divergências emtre os membros do partido que se dividiram em dois grupos: mencheviques e bolcheviques.
Os mencheviques( formavam os russos brancos com os czaristas) eram mais moderados e defendia a espera para a Russia estar plenamente no captalismo e acreditavam que os trabalhadores poderiam conquistar o poder participando ativamente da política russa e eram liderados por Martov e minoria no partido.
Os bolcheviques(russos vermelhos) eram liderados por Lênin e eram mais radicais, defendendo a tomada do poder pela luta revolucionária e depois a instauração de uma ditadura do proletariado representando os camponeses(mujiques) para acostumar a população com o socialismo. Trotski ficou em cima do mura até que 14 anos depois aderiu a maioria, os bolcheviques.
A Guerra Russo-Japonesa foi uma guerra iniciada em 1904 entre Russia e Japão pelo controle da Manchúria, região chinesa conquistada pelo Japão. como o Japão tinha um exército profissional e a Russia tinha maus oficiais, péssimos generais e como soldados operários e camponeses recrutados a força e mal treinados, foi violentamente derrotada aumento a infelicidade e miséria do povo russo causando diversas greves e revoltas: operários, camponeses, marinheiros e soldados. Foi criado em São Petersburgo um Soviete( Conselho Operário) para organizar greves e para ser um local de debate político.


- Roberto Malta

Nenhum comentário:

Postar um comentário