terça-feira, 4 de dezembro de 2012

A Batalha de Gettysburg : A Preperação


Uma nação dividída. De um lado a União; estados do Norte da América que pretendem se manter fiéis a seus votos Iluministas e decidem abolir a escravidão. Do outro, uma Confederação belicosa disposta a manter as tradições e lutar pela tão necessária mão-de-obra escrava. Era a premissa para o conflito que ficou conhecido como a Guerra de Secessão.

Era 1863. A guerra já durava mais de 2 anos e o esforço da guerra mobilizava o país. Os confederados tinham a iniciativa e avançavam ferozmente; muito se falava de uma vitória prematura; muito se apostava na determinação do General Robert Lee, líder do exército da Virginia do Norte e infinitamente leal ao presidente dos Confederados, Jefferson Davis. Foi após a vitória em Chancellorsville, em 6 de maio de 1863, que Lee decidiu realizar uma segunda invasão do Norte, análoga a Campanha de Maryland, em 1862, visando aliviar a pressão do cerco contra Vicksburg, um ponto de importância média para os Sulistas.
No dia 3 de junho, o Exército de Lee composto por 72 mil homens saiu de Fredericksburg, Virgínia;  rumo ao Norte. Àquela altura, o Exército do Potomac, liderado por Joseph Hooker, representava para Lee a unica ameaça consideravel a seu avanço e repeli-lo, não seria fácil, especialmente devido a sua diferença numérica, que chegava a 22 mil homens. Entre 24 e 25 de junho, Lee atravessou o rio Potomac, entrando em Maryland e iniciando assim sua Campanha de Gettysburg; seguido de perto pelo Exército de Hooker, que se atrasava em apenas um par de dias.


No dia 26 de junho, uma divisão do Exército Confederado que havia cruzado o Potomac no dia 15 chega em Gettysburg depois de derrotarem a recém criada milícia da Pennsylvania em combates curtos. Simultaneamente, em uma manobra arriscada Lee autorizou que o general Jeb Stuart levasse três das melhores brigadas de cavalaria confederadas e ir em direção ao flanco direito do Exército do Potomac, isso levou a que os confederados ficassem com a cavalaria extremamente enfraquecida na preparação e nos primeiros 2 dias da batalha. No dia 29, Lee já estava bem perto de Gettysburg.

Mapa da Campanha de Gettysburg

No dia 28, Hooker pediu dispensa do Exército por causa de disputas sobre o uso da guarnição de Harpers Ferry, na Virgínia Ocidental, Lincoln e o comandante em chefe dos Exércitos da União, Henry Halleck, que já queriam se livrar dele a um tempo, prontamente acataram seu pedido e nomearam o General George Meade no seu lugar.No dia 29, quando estava a 13 quilômetros de Gettysburg, Lee descobriu que o Exército do Potomac havia cruzado o rio e ordenou que suas tropas se reunissem em Cashtown, lugar onde se encontrava ao saber da noticia.

No dia 30, soldados comandados pelo  general confederado Johnston Pettygrew entraram em Gettysburg, sob as ordens do seu comandante de divisão General Henry Heth, para procurar suprimentos e ao fazê-lo viram soldados de cavalaria inimigos.Retornaram imediatamente sem entrar em combate e quando Pettygrew contou ao seu comandante e ao general Hill, comandante do III Corpo do Exército da Virgínia do Norte, que entre outras divisões englobava a de Heth,  o que havia visto, nenhum deles pensou que fosse uma força substancial da União, acreditando se tratar de remanescentes da milícia de Pennsylvania.

Contrariando as ordens de Lee de não realizar nenhuma ofensiva até que todo seu Exército tivesse sido reunido, Hill montou um grupo expressivo de reconhecimento com o objetivo de determinar o número de unionistas que estavam em Gettysburg e sua força em um combate. Esse grupo foi formado por duas brigadas da divisão de Heth e partiram as 5 da manhã do dia seguinte.

Nada podia prepará-los pelo que estava por vir.


- Roberto Malta
- Guillermo Murúa (edição) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário