terça-feira, 11 de dezembro de 2012

A Batalha de Gettysburg: Os Ataques dos Confederados e a Defesa da União

No dia 1 de julho de 1863, às 5 da manhã duas brigadas da divisão de Heth, compondo a equipe de reconhecimento, começaram a avançar e duas horas e meia depois encontraram outra brigada de reconhecimento, dessa vez da cavalaria da União, e entraram em combate. A princípio tiveram grande sucesso, empurrando a cavalaria bem para o leste, mas às 10h20min o I Corpo de infantaria da União chegou a Gettysburg  e entrou na luta, conseguindo cortar o avanço das duas brigadas dos confederados e capturando boa parte dela, incluindo um dos comandantes.


Essa luta durou por mais duas horas, mas às três e meia a luta recomeçou porque o resto da divisão de Heth chegou, mais duas brigadas ( incluindo a de Pettygrew) e o I Corpo começou a lentamente recuar. Um pouco depois Hill enviou a divisão do general William Dorsey Pender para se juntar a divisão de Hill no ataque ao I Corpo. Como resultado os unionistas recuaram até as ruas de Gettysburg, mais especificamente ao Santuário Luterano.

Duas divisões que estavam indo para o Quartel General de Lee desviaram sua rota e foram lutar com as outras duas divisões confederadas, simultaneamente o XI Corpo da União se aproximava rapidamente do campo de batalha. No começo da tarde todas as tropas da União estavam reunidas em Getysburg ou seus arredores.

As duas da tarde, as divisões confederadas dos generais Rodes e Early atacaram a brecha entre o I e o XI Corpos da União. Rodes, que atacou o I Corpo sofreu pesadas baixas e Early, que atacou o XI Corpo, impôs grandes perdas, capturando até o comandante da divisão.

Cemitery Hill
O general Howard, comandante do XI Corpo, ordenou a retirada das tropas da União para o sul de Gettysburg, Cemitery Hill. Meade mandou que o general Hancock, comandante do II Corpo averigua-se se estavam em uma boa posição para travar a batalha, algo que Hancock confirmou principalmente por controlarem o terreno alto.

Lee percebendo que o maior trunfo da União era o terreno alto ordenou que o general Ewell, comandante do II Corpo dos Confederados, tomasse essa posição. Ewell considerou tal ataque impraticável e, portanto, não o realizou. Essa é considerada uma oportunidade única desperdiçada pelos confederados.

Assim acaba o primeiro dia da batalha, que envolveu um terço das tropas de Lee (27 mil homens) e um quarto das de Meade (22 mil homens). Na madrugada do dia 1 para o dia 2, a maior parte do restante dos exércitos chegou ao campo de batalha, incluindo cinco corpos do exército da União. O plano de batalha de Lee era de fazer um ataque no flanco esquerdo de Meade, usando o I Corpo do general Longstreet, e logo depois outro no centro, feito pelo II Corpo, principalmente pela divisão de Early, impedindo assim que Meade pudesse enviar tropas para auxiliar sua esquerda.

A ideia de Lee era que Longsreet saísse o mais cedo possível, mas recebeu permissão de Lee para aguardar por uma de suas brigadas, avistada por um posto avançado da União. Outro problema do plano de Lee era que era baseado em informações erradas de sua infantaria, já que Stuart, que tinha levado a maior parte de sua cavalaria, ainda não tinha chegado. Por estar controlando o terreno alto e ter mais soldados, o plano de Meade era aguardar Lee e atacar suas tropas quando elas tentassem tomar por assalto a posição das tropas unionistas.

O Segundo Dia de Batalha
O ataque de Longstreet obrigou Meade a mandar 20 mil homens de reforços para seu flanco esquerdo e forçou alguns ataques desesperados da União para ganhar tempo enquanto os reforços não chegavam (incluindo ataques suicidas na base da baioneta), mas quando estes chegaram às tropas de Longsreet e Hill não conseguiram mais avançar, levando até a destruição do III Corpo como unidade de combate.Às seis da tarde, uma divisão confederada chegou perto do topo de Cemitery Hill, mas não conseguiu segurar a posição em virtude dos contra-ataques do II Corpo da União.

Às sete da noite, o II Corpo dos Confederados atacaram Culp’s Hill ( no flanco direito de Meade) , que estava sendo defendida por um regimento do XII Corpo da União (os outros haviam sido mandados para defender o ataque de Longstreet) comandado pelo general George Greene, que por sua insistência em fortificar suas posições e por alguns reforços recebidos do I e XI Corpos conseguiu segurar o avanço dos confederados, apesar deles terem conseguido conquistar uma porção de terra na parte baixa do monte.
Durante a noite, duas brigadas do general Early atacaram as posições do XI Corpo da União em East Cemitery Hill, impondo muitas baixas a guarnição que lá havia: um regimento de infantaria, mas a tentativa de tomar o monte falhou porque Early falhou em apoiar suas brigadas no ataque e a divisão do general Rodes falhou em apoiar a divisão de Early ao não fazer um ataque ao lado oeste do monte. Logo chegaram reforços do II Corpo da União que contra-atacaram as brigadas de Early, retomaram East Cemitery Hill e  forçaram as brigadas confederadas de Early a recuar.

Stuart com o resto do cavalaria confederada chegou por volta do meio dia, mas não entrou em grandes combates no segundo dia da batalha. O general Wade Hampton e sua brigada de cavalaria tiveram um pequeno combate em Hunterstown ( ao nordeste de Gettysburg) contra um jovem unionista que havia acabado de se tornar General de cavalaria e depois ficaria famoso em suas lutas contra os índios, seu nome era George Armstrong Custer.

O plano de Lee para o terceiro dia de batalha era o mesmo do dia anterior, Longstreet atacaria o flanco esquerdo e logo depois Early atacaria o direito, através de Culp’s Hill. Mas, antes que Longstreet estivesse pronto para atacar a artilharia do XII Corpo da União atacou as posições confederadas em Culp’s Hill. Lee então antecipou o ataque, lançando a ofensiva simultaneamente no flanco esquerdo e direito, a luta pelo monte durou até as 11 da manhã, totalizando sete horas.

Por volta da uma da tarde, a artilharia confederada começou a disparar utilizando aproximadamente 150 canhões, tentando enfraquecer as linhas unionistas no flanco esquerdo e 15 minutos depois a artilharia da União respondeu com 80 canhões. Como o Exército da Virgínia do Norte estava com pouca munição de artilharia, esse ataque não foi muito efetivo.Por volta das 3, os canhões se silenciaram e 12500 soldados confederados do Corpo de Longsteet avançaram em direção a Cemitery Hill, liderados pelo general George Pickett e por isso esse ataque é chamado de a carga de Pickett.

Enquanto eles avançavam foram dizimados pela artilharia da União, parte dessa artilharia não tinha disparado quando houve o confronto das baterias de artilharia a uma da tarde ( levando Lee a pensar que esses canhões haviam sido destruídos), e pelos tiros da infantaria do II Corpo de Hancock.
 Apesar disso, os confederados conseguiram impor baixas aos defensores de Cemitery Hii, chegando até a quebrar a linha de defesa deles, mas logo reforços chegaram e destruíram o plano de Lee de ganhar a batalha. A derrota do ataque de Pickett também marca o mais perto que a Confederação chegou de atingir seu objetivo de se separar da União.

Houve no terceiro dia de batalha dois grandes engajamentos de cavalaria. No primeiro, Stuart com a elite da cavalaria confederada estava protegendo o flanco esquerdo de Lee e tinha como missão aproveitar brechas em Cemitery Hill provocadas pelos homens de Pickett para destruir as linhas de trem e de comunicação de Meade. Stuart então avançou com esse objetivo, mas colidiu com a cavalaria da União lideradas pelos generais David McMurtrie Gregg e Custer. Isso resultou numa batalha sangrenta ( incluindo corpo-a-corpo com sabres) entre as duas cavalarias, com vitória da União que impediu Stuart atingisse seus objetivos.
O segundo foi quando ao ouvir as notícias de vitória o general da cavalaria da União  Judson Kilpatrick ordenou que sua divisão realizasse uma carga contra a infantaria do Corpo de Longstreet. O general Elon J. Farnsworth, comandante de uma brigada da divisão de Kilpatrick protestou, visto a futilidade do ataque já que a batalha já estava ganha, mas seguiu as ordens e foi para o ataque. Ele morreu nessa carga e sua brigada sofreu muitas baixas.

O terceiro dia da Batalha de Gettysburg terminou com 23 mil baixas para os soldados da União ( Exército do Potomac) e aproximadamente 28 mil para os confederados ( Exército da Virgínia do Norte). Meade havia derrotado Lee e isso levou ao recuo das tropas confederadas e uma mudança no rumo da Guerra de Secessão, agora quem estava na ofensiva era a União.

- Roberto Malta
- Guillermo Murúa (edição)

Nenhum comentário:

Postar um comentário