quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Jornal Pravda

O Pravda foi o jornal oficial do governo soviético durante toda a sua duração. Ele foi criado em 1903 em Moscou pelo engenheiro V.A Kozhevnikov e oficialmente fundado em 12 de maio de 1912.

Lênin lendo o Pravda
No começo o jornal não falava de política e sim de arte, literatura e vida social. Kozhevnikov contratou vários jovens para escrever a parte social, que depois viraram membros do editorial e membros ativos do partido bolchevique. Por conflitos politicos entre ele e os membros do editorial, ele os demitiu e colocou membros do partido menchevique no lugar. Em 1908 o partido ucraniano Spilka assumiu o jornal e convidou Leon Trotsky para ser editor e no ano seguinte eles se mudaram para Viena, onde o editorial foi assumido por bolcheviques do alto-escalão.



Trotsky introduziu um formato de tabloide para o jornal e em 1912 Vladimir Lênin, líder do Partido Comunista, decidiu fazer do Pravda o meio de comunicação oficial do partido. O jornal se transferiu para São Petersburgo e em 5 de maio desse ano foi a primeira vez que o jornal foi produzido legalmente. Os assuntos de que ele tratava eram economia, medidas do governo em relação ao trabalhador e greves. Inicialmente o Pravda vendia de 40 a 60 mil cópias mas ele foi censurado em julho de 1914 por ordem do Czar e nos dois anos que se seguiram trocou de nome 8 vezes.

Com a queda do Imperador em fevereiro de 1917 o Pravda reabriu e, com o retorno de Stalin, Kamenev e Muranov da Sibéria em março, eles assumiram o editorial. A principio tinham uma opnião favorável ao governo provisório, mas quando Lênin voltou em abril, apesar dos protestos de Kamenev, o jornal passou a criticar o governo. Depois da Revolução Vermelha em outubro o Pravda vendia mais de 100 mil cópias por dia. Em 3 de março de 1918 o jornal foi transferido para Moscou, junto com a transferência da capital. O Pravda virou o meio oficial de anunciar politicas e mudanças nelas. Assinar ao jornal era obrigatório para empresas estatais, as forças armadas e outras organizações. Apesar de existrem outros jornais que cobriam diversas áreas da URSS ( como as Relações Exteriores e os sindicatos), o Pravda era o principal e o oficial do governo soviético.

Depois da morte de Stalin em 1953, Nikita Kruschev usou o Pravda para ganhar a disputa pelo poder com o 1º Ministro Malenkov. Várias ruas e empresas foram nomeadas em homenagem ao Pravda. Em 22 de agosto de 1991, o Presidente da Rússia Boris Yeltsen emitiu um decreto fechando o Partido Comunista e toda a sua propriedade, incluindo o Pravda. Os jornalistas do jornal se irritaram e abriram um novo jornal com o mesmo nome. Alguns meses depois ele foi vendido para os Yannikoses, uma família de investidores gregos. Em 1996, o novo partido comunista da Rússia comprou o Pravda.

O jornal atualmente passa por problemas financeiros, tendo de reduzir os funcionários e sendo publicado 3 vezes por semana (na época da URSS era diário). Uma festa foi organizada pelo partido comunista, este ano, para comemorar o centenário do Pravda.


Edição online do Pravda


- Roberto Malta

8 comentários:

  1. queria dizer que os textos e o conteudo estao bons porem o visual do blog esta um lixo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao esta tao ruim o que voce acha que poderia mudar

      Excluir
    2. Ta faltando imagem...

      Excluir
  2. concordo a potencial nao investido

    ResponderExcluir
  3. seria necessario mais imagens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, mas se você considerar o trabalho de pesquisda que eles já fazem...
      O problema é que fica muito sem gosto de ler as matérias

      Excluir
  4. creio que mais conteudo visual enrriquece o conteudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordamos plenamente e por isso, ficaram felizes de saber que estamos elaborando excelentes projetos baseados na boa e velha "Violência GRÁFICA explícita" para agradar aos recrutas!

      Excluir