segunda-feira, 31 de outubro de 2011

A Guerra Fria na América Latina

A Segunda Grande Guerra e a Guerra Fria garantiram aos EUA controle nos países latino americanos. O governo dos EUA garantiram esse domínio por meio de uma ajuda técnica, empréstimos, abertura de filiais de grandes industrias e acordos econômicos que abriram os mercados da América-Latina aos béns de consumo americanos.
Contra qualquer ameaça soviética, o governo dos EUA organizou ou incentivou ações militares em países da América-Latina. Um exemplo é a Guatemala goverada pelo presidente Jacobo Arbenz que realizou uma reforma agrária que interferiu no interesse de empresas americanas nessa nação. Agentes da CIA tramaram um golpe de Estado em 1954, tiraram Arbenz do poder e instauraram um governo ditatorial governado pelo Coronel Carlos Castillo Armas que cancelou todas as leis criadas por Arbenz, como salário mínimo, limitação da jornada de trabalho, direito de greve e liberdade de expressão.
Outro exemplo ocorreu em Cuba que até 1959 era governada pelo corrupto e criminoso Fulgêncio Batista e que recebia significativos investimentos dos EUA já que era o que os americanos precisavam. Em 1959 ele foi deposto pelos homens do revolucionário Fidel Castro que assim que assumiu o poder realizou uma reforma agrária que atingiu latifundiários cubanos e empresas açucareiras dos EUA.
Embora Castro não tenha se declarado comunista até então, os americanos suspendaram as importações de açucar e fumo cubano e por causa desse bloqueio Castro negociou com a URSS que abriu os mercados da Europa Oriental para o açucar de Cuba. Depois desse ato que os EUA consideraram como uma aliança entre Cuba e URSS, autorizaram a CIA a treinar exilados cubanos para invadir a ilha e derrubar Castro. A invasão da Baía dos Porcos(ocorrida em 1961) foi um desastre completo.
Capa da Revista Veja sobre a Crise dos Mísseis de
1962, nas imagens temos Fidel Castro(Esquerda),
John Kennedy(ao centro, presidente dos EUA) e
Nikita Kruschev(a direita, líder da URSS)
Em retaliação a entrada de Cuba na área de influência dos russos, os EUA iniciaram um embargi econômico em Cuba e manobraram para que Cuba fosse expulsa da OEA(Organização dos Estados Americanos) em 1962. Em outubro do mesmo ano foram descobertas bases de mísseis nucleares russos em Cuba, prontamente o governo dos EUA declarou um bloqueio naval a Cuba. Depois de muitas negociações e de quase uma guerra declarada entre EUA e URSS, os mísseis foram retirados. Esse epsódio ficou conhecidio como a crise dos mísseis de 1962.


- Roberto Malta

A Guerra Fria na África e no Oriente Médio

Depois do fim da Segunda Grande Guerra, começou uma nova fase para os países africanos, o triunfo das democracis fez nascerem criticas ao colonialismo e ampliou os movimento de libertação. E após de derrubarem a tirania nazista os países colonialistas foram acusados de crimes semelhantes em suas colônias.
Os povos africanos vivam miseráveis e eram submetidos a exploração das empresas estrangeiras e dos donos das terras, tendiam a virarem comunistas. A URSS incentivou os movimentos de independência das colônias africanas e em resposta os EUA pressionaram seus aliados para que eles concedessem a independência as colônia e dessem apoio a movimentos africanos anti-comunistas.
A maior disputa entre russos e americanos foi no Congo Belga(atual República Democrática do Congo), lugar rico em cobalto, ferro, potássio e diamantes. Depois da independência em 1960 o Congo entrou numa sangrenta Guerra Civil com diversos golpe e contra-golpes incentivados pela URSS e pelos EUA. Em um desses golpes Patrice Lumumba foi assassinado, ele era o herói da independência do Congo e comunista.
Um dos maiores aliados dos EUA  na África era a África do Sul que em 1961 se tornou totalmente independente da Inglaterra e vivia desde 1948 um regime oficial de segregação racial imposta pela minoria branca a maioria negra chamado Apartheid. Pela sua forte economia, a nação expandiu seu poder militar e começou a exercer um imperialismo econômico em seues vizinhos.
Criação do Estado de Israel em 14 de maio de 1948, liderada
por David Ben-Gurion
Outro centro de disputas foi o Oriente Médio. Com a criação do Estado de Israel em 1948 se iniciou um conflito entre árabes e judeus que dura até hoje. Os árabes não aceitaram a criação de um Estado Judeu no território antigamente povoado por palestinos. Egito, Iraque, Líbano, Síria, Jordânia e Arábia Saúdita(países árabes) tiveram apoio militar da URSS atacaram Israel, que com armamentos e aviões fornecidos pelos EUA derrotaram os seus inimigos nas Guerras de 1947(Independência), 1956 e 1967(6 Dias) e aumentaram seu território em relação ao que iriam ocupar segundo divisão da Palestina feita pela ONU. Os palestinos seguem a  luta para ter seu Estado.


- Roberto Malta

A Guerra Fria na Europa e na Ásia

O mundo dividido entre captalismo e socialismo levou a tensões e guerras, sempre que um bloco ameaçava aumentar suas áreas de influência o outro prontamente respondia de forma violenta e essa tensão era aumentada pelas agências de espionagem: a Agência Central de Inteligênica, CIA(que substitui a OSS) do lado americano, e o Comitê para a Segurança do Estado, KGB do lado soviético, utilizaram milhares de espiões e informantes para atacar opositores, conseguir segredos do inimigo e interferir na política interna de outros países.
Stalin e Truman(presidente dos Eua depois da Guerra)
disputam o mundo
O controle dos russos ia até a Europa Central englobando a Alemanha Oriental, Polônia, Hungria, Tchecolosváquia, Romênia e Bulgária. Algumas vezes a URSS interviu para manter esse controle, por exemplo em 1956 quando houve uma manifestação na Hungria a favor da saída do Pacto de Varsóvia e contra o controle da URSS e em 1961 quando os russos ergueram um muro em Berlin separando o lado comunista do lado socialista. Esse muro que se tornou símbolo da Guerra Fria, tinha 3 metros de altura e era  protegido com postos de policia, minas explosivas e cercas de arame farpado.
Na Ásia, a área de controle indireto da URSS incluia a Coreia do Norte, o Vietnã do Norte e a Mongólia e na década de 50 a China, que apesar da verba dada pelos americanos aos nacionalistas de Chiang Kai-chek, esses foram derrotados pelos comunistas de Mao Tsé-tung que criou a República Popular da China e se aliou a URSS.
Com a China entrando no bloco soviético, os EUA temeram que o comunismo se alastrasse pelo resto da Ásia e se deu início a uma campanha anti-comunista mais as tensões da política externa agitaram os americanos e se deu início a uma corrida armamentista. Foi buscando frear a expansão comunista que os EUA participaram das Guerras da Coreia (entre 1950 e 1953) e do Vietnã (entre 1960 e 1973). Simultaneamente fizeram do Japão um aliado contra os comunistas (ajudando esse país a se recuperar economicamente) e realizaram pactos de defesa mútua com Nova Zelândia, Austrália e Filipinas.


- Roberto Malta

terça-feira, 18 de outubro de 2011

A Segunda Grande Guerra no Brasil

No período entreguerras a relação entre Brasil e Alemanha se fortaleceram bastante, na década de 30, em alguns setores a participação alemã era quase igual a dos americanos.
Essa aproximação aumentou em 1937 com a instauração do governo ditatorial do Estado Novo e, quando Vargas quis instalar uma siderúrgica foi procurar empréstimos no governo nazista.
Essa ligação entre Alemanha e Brasil preocupou os EUA, que estavam interessados nas matérias-primas e no mercado consumidor brasileiro. Para vencer a concorrência alemã, o presidente dos EUA Franklin Delano Roosevelt(FDR) pôs em prática sua política de boa vizinhança com o objetivo de cooperação entre os países americanos, oferecendo empréstimos e se ofereceu a aumentar as importações de produtos latino-americanos. Esse foi o contexto que possibilitou o Brasil obter 20 milhões de dólares para construir a siderúrgica de Volta Redonda.

Desenho em homenagem a FEB(cujo logo era a cobra
está fumando) feito por Walt Disney

Simultaneamente o governo dos EUA tentou conquistar o mercsdo brasileiro divulgando maravilhas da sociedade americana pelo rádio, pelo cinema, por revistas e incentivando o consumo e se iniciava a americanização do Brasil. Walt Disney criou o personagem Zé Carioca e a cantora Carmen Miranda virou estrela de Hollywood divulgando o samba brasileira.
Com o Brasil entrando na Guerra em 1942, as relações com os EUA melhoraram , mas lutar no lado dos Aliados era contraditório, pois enquanto viviamos numa ditadura a FEB defendia a liberdade. Enquanto aumentavam as comemorações da vitória dos Aliados, as críticas ao Estado Novo aumentaram. No começo de 1945 Vargas cedeu as pressões e iniciou uma abertura do regime: eleições foram marcadas, a formação de partidos políticos foi legalizada, a anistia a presos políticos foi decretada e o DIP foi extinto.
Mas o prestígio de Vargas com o povo era tão grande que iniciou a ganhar força um movimento popular pedindo a permanência de Vargas no poder com o lema de Queremos Getúlio. Alguns políticos e alguns chefes militares ficaram desconfiados e agindo rápido, depuseram Vargas do poder no dia 29 de outubro.


- Roberto Malta

O Fim da Guerra

A partir do início de 1944, os aliados lutavam contra os alemães, que dominavam o centor e o norte italiano, na Itália. Em julho, a FEB(Força Expedicionária Brasileira) desembarcou seu primeiro regimento em Nápoles para ajudar os aliados.
Durante o ano de 1944, os russos expulsaram os alemães da URSS depois de 3 anos. Os nazistas começavam a ter falta de combustível pela destruição das refinarias na Romênia pelos Aliados. Apesar disso eles ainda tinham os mísseis teleguiados V1 e V2 que massacraram civis em Londres entre junho de 1944 e março de 1945.
Desembarque de soldados americanos na Normandia durante
o Dia D
Os ataques dos V1 e V2 não impediram o avanço dos Aliados. No dia 6 de junho de 1944, ocorreu o' mais longo dos dias', o Dia D, tando início a libertação da França. Antes de setembro, Paris já estava com os franceses e depois a invasão da Alemanha começou a ser planejada. O Exército Vermelho dos soviéticos, no lado oriental e o Exército americano(principalmente o 3º Exército do General Patton) do lado ocidental avançaram sobre a Alemanha e, no dia 1 de maio de 1945 os russos invadiram Berlim conquistando-a no dia seguinte. Logo em seguida, no dia 8 de maio de 1945, tropas nazistas na Itália, Aústria, Dinamarca e Holanda se renderam. Acaba a Guerra na Europa.
No front oriental, os Aliados reconquistaram as Filipinas e a Birmânia, em fevereiro de 1945 os americanos desembarcaram em terras japonesas e logo depois a URSS invadiu a Manchúria e a Coréia. Em agosto os EUA lançaram as bombas atômicas que aceleraram a capitulação japonesa: em Hiroshima no dia 6 e Nagasaki no dia 9. No dia 2 de setembro o Japão se rendem e a acabou a maior de todas as guerras.
Na Segunda Grande Guerra morreram 37,6 milhões de pessoas sendo 20 milhões de russos.6 milhões de judeus foram assassinados pelos nazistas, grande parte na Polônia. Ocorreram depois da Guerra os julgamentos no Tribunal de Nurember, em que chefes nazistas foram julgados por acusações de crimes contra a humanidade e alguns foram condenados a morte. 'As retaliações contra os nazistas tiraram a atenção do mundo dos crimes realizados pelos Aliados no final da Guerra como as bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki. Esses crimes ficaram impunes'.


- Roberto Malta

terça-feira, 4 de outubro de 2011

A Segunda Grande Guerra

Em 1940, a Alemanha já havia dominado a França e entr o final desse ano e o início de 1941 tentaram derrotar os britânicos por meio de bombardeiros que atingiram as grandes cidades inglesas, poreém a força aérea inglesa(RAF) derrotou os alemães e impediu uma invasão alemã em seu país.
Quanto a Itália entrou na guerra em junho de 1940, novas frentes de combate foram abertas e, em 1941 o EIXO ocupava a Iugoslávia, a Grécia e o Egito(que era área de influência inglesa) e conseguiram alianças com a Romênia, a Bulgária e a Hungria. Tendo o domínio da Europa Central, Hitler se voltou para o leste e iniciou a Operação Barbarossa(invasão da URSS).
Enquanto isso na Ásia, os japoneses conquistaram o norte da China e da Indochina além de conquistarem colônias inglesas, francesas e holandesas no Sudeste Asiático e no Pacífico Sul. A ausência de matérias-primas fundamentais era um ponto fraco da produção bélica do Japão. Em julho de 1941 os americanos anunciaram um bloqueio comercial ao Japão, que respondeu com um ataque a Pearl Harbour(um porto militar americano no Havaí) em dezembro do mesmo ano. Foi a razão dos EUA entrarem na guerra.
Em 1942, os Aliados compostos por EUA, Inglaterra e URSS iniciaram uma mudança no curso da guerra. Os exércitos americanos e australianos derrotaram diversas vezes os japoneses, porém esses ainda tinham posições importantes. A Grã-Bretanha reconquistou o Egito e soldados aliados marchavam sobre Marracos e Argélia. Foi também o ano em que os nazistas decidiram iniciar o extermínio de judeus e a utilizar os povos conquistados como mão de obra escrava nas fábricas germânicas.
Imagem da Batalha de Stalingrado(1942-1943)
No início(janeiro) de 1943, depois de uma heroica resistência dos russos em Stalingrado e logo depois os expulsaram da URSS. Posteriormente os russos conquistaram dos alemães a Bulgária, a Hungria, a Polônia, a Tchecolosváquia e a Iugoslávia. Em maio os Aliados expulsaram os alemães do norte da África, liberando o Mediterrâneo e em julho invadiram a Sicília e Mussoli foi deposto. Em setembro do mesmo ano o novo governo italiano assinou a rendição da Itália para os Aliados.





- Roberto Malta

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

A Eclosão da Guerra

Em março de 1938, Hitler realizou um antigo projeto: realizou o anschluss(conquista) da Aústria e depois os Sudetos, região da Tchecoloslováquia onde viviam 3 milhões de germânicos. Pelo protesto britânico e francês aconteceu um encontro em Munique em setembro de 1938 em que representantes das 2 nações concordaram com a anexação dos Sudetos por Hitler para evitar uma nova guerra.
Apesar disso, essa política pacífica foi vista pelos ditadores como sinal de fraqueza e Hitler anexou quase toda a Tchecolosváquia e os húngaros e poloneses conquistaram parta da Tchecolosváquia em que existissem minorias húngaras ou polonesas. Mussolini conquistou a Albânia.
O expansionismo nazista prosseguiu rumo ao leste, dando a impressão de um ataque alemão a URSS, porém esses países assinaram um pacto de não agressão e de cooperação econômica em agosto de 1939, esse pacto também estabelecia a divisão da Polônia entre Alemanha e URSS entre outras coisas.
No dia 1 de setembro de 1939 os alemães arranjaram um incidente na fronteira polonesa e Hitler a invadiu. Ingleses e Franceses exigiram que os alemães se rendessem e como esses não o fizeram, declararam guerra a Alemanha no dia 3 de setembro de 1939. Se iniciava a Segunda Guerra Mundial.
Tropas nazistas entram em Paris
Alguns dias depois o Exército da URSS ocupou a parte oriental da Polônia, que foi dividida entre alemães e soviéticos, desapareceu do mapa e seus habitantes sofreram massacres. No início de 1940, a URSS anexou a Finlândia, a Estônia, a Lituânia e a Letônia; já a Alemanha conquistou a Dinamarca, a Noruega, a Holanda, Luxemburgo e a Bélgica, ignorando a neutralidade desses países. Depois Hitler atacou a França, conquistou bastante territórios, os exércitos ingleses e franceses foram evacuados para a Inglaterra a partir de Dunquerque e Hitler entrou vitoriosa em Paris em junho de 1940; logo depois a França assinou a rendição deixando os ingleses sozinhos contra o EIXO.


- Roberto Malta

Expansionismo Militar

Quando chegou ao poder em 1933, Hitler applicou o progama nazista:rearmar a Alemanha e anexar o espaço vital, violando duplamente o Tratado de Versailles, de 1919.O serviço militar voltou a ser obrigatório e logo formou um novo Exército, uma poderosa Aeronaútica e uma moderna Marinha.
Tropas do Exército Alemão
Em 1936, Hitler militarizou a Renânia, região de fronteira com a França e violou novamente o Tratado de Versailles e os governos inglês e francês só protestaram verbalmente cotra essa ação de Hitler.
Enquanto a crise do captalismo aumentava a adesão dos trabalhadores ao comunismo e socialismo, preucupando a burguesia europeia.
Mussolini, na Itália, também iniciava uma política de expansão militar invadindo a Etiópia em outubro de 1935 e consolidando a conquista em maio de 1936., os governos francês e inglês condenaram essa ação levando Mussolini a se aproximar de Hitler.
O Japão, utilizava uma política expansionista muito agressiva, em 1931 invadiu e conquistou a Manchúria, região norte da China que passava por uma grave crise interna e não resitiu aos invasores. Depois o Japão invadiu a China em julho de 1937 por lá ficando até o fim da guerra em 1945.
Na Espanha, a Frente Popular, em 1936, que era uma aliança de opositores ao facismo ganhou as eleições e logo ralizaram uma Reforma Agrária, irritando a burguesia local e o Exército. Parte do Exército sobre o comando do General Francisco Franco revoltou-se contra o governo da República e ocorreu uma Guerra Civil que durou até 1939.
Franco, com o auxílio militar de Hitler e Mussolini ganhou a guerra em maio de 1939 e aboliu a República e implantou uma ditadura facista que durou até a morte de Franco em 1975.No ano de 1936, Hitler e Mussolini assinaram uma aliança e mais tarde o Japão entrou na aliança formando o Eixo Roma-Berlim-Tóquio, mais conhecido por EIXO.


- Roberto Malta