O Brasil rompeu as relações com a URSS sob pressão dos EUA. Em 1949 foi fundada a Escola Superior de Guerra(ESG) com o auxílio de militares dos EUA e virou um centro de ensino e difusão do anti-comunismo e do pró-captalismo. Os oficiais e civis que estudaram na ESG viraram a elite intelectual que defendia os ideiais dos EUA.
Em 1950 o mandato de Dutra acabou e seu sucessor foi Getúlio Vargas. O novo governo de Vargas era nacionalista economicamente e isso fez com que os políticos e empresários conservadores ficassem desconfiados dos planos de Vargas e eram contra seus projetos. Apesar disso, com grande apoio popular foi criada a Petrobras, uma empresa do Estado e única empresa que podia explorar e refinar petróleo no Brasil.
Outro problema era a economia do país, que estava com os preços altos e os salários baixos. Em 1953, apesar de existir leis que proibiam as greves, ocorreram movimentos grevistas em São Paulo, Rio de Janeiro, Santos e Belém. João 'Jango' Goulart, o Ministro do Trabalho atendeu a maioria dos pedidos dos trabalhadores e dobrou o salário mínimo. Para os conservadores era outro sinal da tendência comunista do governo Vargas e se iniciou uma campanha contra Vargas na rádio, nos jornais e na televisão.
Policiais carregam Carlos Lacerda depois do atentado que os militares atribuíram a Vargas |
- Roberto Malta
Nenhum comentário:
Postar um comentário