Capa do álbum The Final Cut, desenhada por Waters |
O álbum The Final Cut foi
gravado pelo grupo de rock progressivo inglês Pink Floyd em 1982. Na época a
banda era formada por Roger Waters( baixo e vocal), David Gilmour(guitarra e
vocal), Richard Wright (tecladista, substituido por Kamen) e Nick Mason
(bateria, substituido nas gravações por Cooper). Também participaram das
gravações do álbum Michael Kamen(teclado), Ray Cooper(bateria), Andy
Newmark(bateria na música 'Two Suns in the Sunset'), Raphael Ravenscroft
(saxofone), Andy Jackson(vocal) e James Guthrie(guitarra).
Alguns álbuns contam histórias e The Final Cut não é uma exceção, as musicas revelam uma crítica de Roger Waters a brutal resposta de Margaret Thatcher à Invasão das Falklands/Malvinas.
A princípio o álbum seria a gravação da trilha sonora do filme da banda feito em 1982,The Wall, já quase pronto quando estorou a Guerra das Malvinas e Waters então decidiurefaze-lo; torna-lo uma crítica as guerras de modo geral.
Alguns álbuns contam histórias e The Final Cut não é uma exceção, as musicas revelam uma crítica de Roger Waters a brutal resposta de Margaret Thatcher à Invasão das Falklands/Malvinas.
A princípio o álbum seria a gravação da trilha sonora do filme da banda feito em 1982,The Wall, já quase pronto quando estorou a Guerra das Malvinas e Waters então decidiurefaze-lo; torna-lo uma crítica as guerras de modo geral.
1.
The Post War Dream - nessa música, que abre o lado A do álbum,
Waters reclama do fim do sonho de nunca mais se envolver em guerras, existente
depois do fim da Segunda Guerra, e questiona o que eles fizeram com a Inglaterra(What
have we done, Maggie what have we done?/What have we done to
England? ) ao se envolver novamente em guerras. Também se dirige
diretamente a Thatcher( Maggie) e pergunta se foi para haver outras guerras que
seu pai morreu lutando contra o nazismo(Is it for this that Daddy died? ).
2.
Your Possible Pasts- nessa música ocorre uma forte crítica indereta a 1ª Ministra pelo aumento de impostos e pela convocação
para ir a guerra (Her cold eyes imploring the men in their macs/For the gold in
their bags or the knives in their backs.). No refrão, Roger Waters constata a
mudança que ocorre na personalidade dos homes ao participarem de uma guerra (Do
you remember me? How we used to be?, algo também constatado no trecho I
was just a child then, now I'm only a man) e critica a distância que ela
mantinha do grosso da população (Do you think we should be closer? )
3.
One of the Few- esta é uma das músicas
mais fortes do álbum, nela ocorre uma forte crítica indireta contra o governo
inglês (Teach./Make them mad, make them sad, make them add two and
two./Make them me, make them you, make them do what you want them to./Make them
laugh, make them cry, make them lie down and die.) por tentar manipular os
ingleses a reelegeram Thatcher por causa do patriotismo da guerra e por
enviarem uma força imensamente superior a argentina para contra-atacar.
4.
When the Tigers Broke Free - Nessa faixa, incluida no álbum somente
na remasterização
de2004, Waters critica a falta de consederação dos generais pelas vidas de seus soldados
(And the Generals gave thanks/As the other ranks held back/The enemy tanks for a while. /And the Anzio bridgehead/Was held for the price/Of a few hundred ordinary lives.) e narra como seu pai morreu por culpa do alto comando do exército(And no one survived /From the Royal Fusiliers Company C./They were all left behind,/Most of them dead,/The rest of them dying./And that's how the High Command/Took my daddy from me.
de2004, Waters critica a falta de consederação dos generais pelas vidas de seus soldados
(And the Generals gave thanks/As the other ranks held back/The enemy tanks for a while. /And the Anzio bridgehead/Was held for the price/Of a few hundred ordinary lives.) e narra como seu pai morreu por culpa do alto comando do exército(And no one survived /From the Royal Fusiliers Company C./They were all left behind,/Most of them dead,/The rest of them dying./And that's how the High Command/Took my daddy from me.
5.
The Hero's Return - nessa música, Roger Waters fala sobre o
retorno dos heróis da Segunda Guerra Mundial, que apesar de celebrarem tinham
uma lembrança negra da guerra(When we came back from the war the banners
and/Flags hung on everyone's door./We danced and we sang in the street and/The
church bells rang./But burning in my heart/My memory smoulders on/Of the
gunners dying words on the intercom.) e que também não tinham coragem de
falar isso para as outras pessoas(Sweetheart sweetheart are you fast asleep?
Good./'Cause that's the only time that I can really speak to you)
6.
The Gunner's Dream- nesta faixa, um atirador
sonha todo dia com a mesma coisa(Night after night/Going round and round my
brain/His dream is driving me insane): um mundo em paz e sem guerra (Enough to
eatSomewhere old heroes shuffle safely down the street/Where you can speak out
loud /About your doubts and fears/And what's more no-one ever disappears)
e ainda por cima deseja que a juventude seja salva da destruição da guerra (And
no-one kills the children anymore.). No final admite que não se pode escrever o
final de sua própria história mas que se deve dar atenção ao sonho de um
mundo em paz(We cannot just write off his final scene./Take heed of his
dream./Take heed.)
7.
Paranoid Eyes - nesta música,
Waters relata como os soldados deveriam agir caso fossem capturados e
interrogados(if they try to break down your disguise with their questions/you
can hide hide hide/behind paranoid eyes), como os soldados se comportavam
(laughing too loud at the rest of the world/with the boys in the crowd/
you hide hide hide/behind petrified eyes) e os motivos para os jovens irem a guerra,os problemas psicológicos e vícios que acarretaria eles depois da guerra(you believed in their stories of fame, fortune and glory/now you're lost in a haze of alchohol soft middle age/the pie in the sky turned out to be miles too high/and you hide hide hide/behind brown and mild eyes.
you hide hide hide/behind petrified eyes) e os motivos para os jovens irem a guerra,os problemas psicológicos e vícios que acarretaria eles depois da guerra(you believed in their stories of fame, fortune and glory/now you're lost in a haze of alchohol soft middle age/the pie in the sky turned out to be miles too high/and you hide hide hide/behind brown and mild eyes.
Pink Floyd em 1973: Roger Waters, David Gilmour, Nick Mason e Syd Barrett |
- Roberto Malta
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