quinta-feira, 30 de junho de 2011

Paul von Hindenburg

Paul von Hindenburg foi um dos melhores generais da Primeira Guerra Mundial e foi Presidente da Alemanha pós-Guerra.
Paul Ludwig Hans Anton von Beneckendorff und von Hindenburg nasceu no dia 2 de outubro de 1847 em Posen, na Prússia e na atual Polônia numa familia nobre da Prússia, entrou nas Academias de Cadetes de Wahlstatt e de Berlin, lutou nas Guerras Austro-prussiana e Franco-prussiana. Em 1911 Hindenburg era General de Divisão e se aposentou.
Logo que começou a Guerra, Hindenburg foi chamado para voltar a ativa e ganhou o comando do 8º Exército que combatia os 1º e 2º Exércitos russos na Prússia Oriental, e a situação estava crítica até que chegou Erich Ludendorff, que fez com Hindenburg uma ótima dupla(com Ludendorff como Chefe de Estado-Maior e Hindenburg como Comandante) e essa dupla conseguiu diversas vitórias como a batalha de Tannenberg. Qunado foi assinado o Tratado de Brest-Litovsk, Hindenburg e Ludendorff foram lutar na França, e apenas retardaram o avanço aliado, Hindenburg criou fortificações conhecidas como Linha Hindenburg mas essas foram vencidas e em 11 de outobro de 1918 o armistício foi assinado.
Depois da Guerra, Hindenburg se isolou da vida pública, mas em 1925 se candidatou e ganhou as eleições para Presidente da Alemanha(numa república conhecida como República de Weimar), teve uma reunião com Adolf Hitler onde nenhum dos homens gostou do outro,mas em 1932 Hindenburg foi reeleito e o Partido Nazista de Hitler conseguiu a maior parte das cadeiras(deputados) no Reichstag(Parlamento alemão) e Hindenburg convidou Hitler, em 1933, para ser seu Chanceler, o que Hitler aceitou. Hindenburg morreu exercendo a função Presidente da Alemanha no dia 2 de agosta de 1934(tinha 86 anos) em Neudeck na Prússia Oriental.
Hindenburg recebeu diversas medalhas como a Ordem da águia Negra e a Grã Cruz de Ferro e honrarias como participar da Legião de Honra no Funeral de um Kaiser William I(Imperador Alemão),morreu como um herói(e dizem como um monarquista) e teve um funeral de Chefe de Estado  e é reconhecido como um grande general que nos seus últimos anos foi manipulado por Hitler.


- Roberto Malta

2 comentários:

  1. Com a morte de Hindenburg em 2 de Agosto de 1934, Hitler fundiria os cargos de Reichspräsident e Reichskanzler no novo título Führer und Reichskanzler, tornando-se chefe das forças armadas, então o exército passou à prestar um juramento de fidelidade à Hitler. Em Outubro de 1933, a Alemanha retirou-se da Sociedade das Nações, uma organização que Hitler desprezava.
    A Alemanha, por fim, transformou-se em um estado nacionalista, onde não-arianos e oponentes do nazismo eram excluídos da administração, e o sistema judiciário tornou-se subserviente ao nazismo. Campos de concentração foram criados para receber prisioneiros políticos, sendo durante a Segunda Guerra Mundial utilizados para reunir judeus, ciganos e eslavos.

    Fonte:Wikipédia/Alemanha Nazi

    ResponderExcluir
  2. Não inclui a parte pós morte de Hindenburg porque a intenção era somente mostrar a vida dele e não de escrever sobre as consequências dessa morte na Alemanha

    ResponderExcluir