![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgm3J2PW3t_EX4a77LniW2ESp4-F7-M0W8VwxoenRai2Vq4Pf6eCp_HS90rsXHkOeOCxt4QWymnmHoCBUNvUS8RHSrzXDSCCw-31LHbx8G34LCPZFf-Yuw3vx5IuEZsOlgNPL6971BI5Jc/s320/pancho_villa.jpg)
Enquanto Madero controlova os revolucionários nas cidades, os camponeses do sul liderados por Emiliano Zapata invadiam e incendiavam fazendas e refinarias de açucar e simultaneamente organizavam um exército popular. E no norte do México, camponeses liderados por Pancho Villa(na imagem) também defendiam a reforma agrária.
Nos anos de 1910 e 1911 os exércitos camponeses derrotatam as tropas de Diaz e dos latifundiários, conquistando vilas e cidades em direção a capital do México. Enquanto isso em 20 de novembro, os revolucionários comandados por Madero do exílio começam a se rebelar, primeiro no norte mexicano e depois no resto do país. Quando os liderados por Madero conquistam Ciudad Juarez( maior cidade de estado de Chihuahua) Diaz apresenta sua renúncia e vai para o exílio na França simultaniamente Madero retorna dos Estados Unidos e são realizadas novas eleiçãoes que dam a vitória a Madero.Mas os outros revolucionários estavam descontentes, se Madeiro não os acalmar terá sérios problemas num futuro próximo.
- Roberto Malta
Nenhum comentário:
Postar um comentário