Com isso, obras e serviços foram interrompidos, fábricas foram fechadas, tonelados de produtos estocados(em alguns países foram queimados), lojas; fábricas e escritórios fechados, a produção industrial e agrícola caiu, o consumo e os preços diminuiram. Basicamente uma crise econômica mundial de larga escala e graves problemas financeiros para países da Europa e da América, entre 1930 e 1932, totalizando milhões de desempregados.
A velocidade e o alcance da crise afetou a confiança de muitas pessoas no captalismo e na democracia tornando essas pessoas mais influênciaveis pelo socialismo e pelo facismo(ditadura de um só partido, nacionalista, e contra a democracia, captalismo liberal e socialismo). Em diversos países ocorreram greves e passeatas em que geralmente ocorriam o choques entre a população e a polícia(principalmente na Alemanha e França).
Para enfrentar a crise, os governos abriram mão do liberalismo econômico e assumiram o controle da economia e dos problemas sociais. O Estado começou a impor leis protecionistas (contra produtos e capitais estrangeiros) e trabalhistas(impondo regras na relação entre trabalhador e patrão). A Grande Recessão( Crise de 1929) trouxe o mundo para uma nova fase do captalismo, com a intervenção estatal na economia e nos problemas sociais.
FDR na época do New Deal, em 1933 |
- Roberto Malta
Nenhum comentário:
Postar um comentário