domingo, 7 de agosto de 2011

A Década de Ouro dos Estados Unidos

Depois de 1921, a economia americana se arrumou, o país voltou a crescer e os americanos aproveitaram a grande quantidade de dinheiro acumulado durante a Grande Guerra. Leis elevaram os impostos de importação e reduziram a compra de produtos importados favorecendo a produção americana. Com o aumento da produção industrial, o desemprego fica bastante reduzido e o preço dos bens de consumo diminui, fazendo que mais pessoas possam te-los.
Começa emtão, uma época de grande progresso material, com produção em massa para o consuma de cada vez mais pessoas, os salários se elevam e a espansão das vendas em credito fazem com que a classe média compre mais e mais: as vendas de automóveis, rádios, fogões, gramafones(aparelho que reproduzia sons gravados num disco) e geladeiras aumentaram.
Um dos maiores símbolos dessa época foi o automóvel. Henry Ford com o objetivo de reduzir os custos e o tempo de produção, implementou em suas fábricas linhas de produção e simplificou os carros ao máximo: nascia o Ford T. Ford inovou também no tratamento dos funcionários: pagava os maiores salários, diminui a jornada de trabalho para 8 horas e os funcionários só trabalhavam 5 dias por semana. Tudo não se passava de uma estratégia: seus funcionários tinham muito mais dinheiro e tempo livre para gastar.
Charlie Chaplin interpretando Carlitos
Os espetáculos, esportes e o cinema atraíam m uitas pessoas, tornando-se negócios extremamente lucrativos. Diversas funções como produtores, empresérios, diretores, artistas, atletas e treinadores se tornaram profissionais. Um dos mais famosos artistas foi Charles Chaplin, criador do vagabundo Carlitos e ator(fazia o papel do Carlitos). Em 1924 foi fundado um estúdio gigantesco em Hollywood: o Metro-Goldwyn-Mayer. Alguns anos depois começou o cinema falado e na década de 1930 o colorido.
Nos salões norte-americanos os principais ritmos eram o jazz(ritmo criado pelos negros de New Orleans) e o Charleston(ritmo com movimentos rápidos de braços e pernas). A sociedade focou mais liberal em relação a mulher mudando o padrão de beleza, o comportamento e uma lei de agosto de 1920 dava cidadania plena a mulhaer e direito a voto e concorrer a cargos públicos.



- Roberto Malta

Um comentário: