sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Mussolini e Hitler: começo da vida política

Benito Mussolini(1883 - 1945):  entrou no Partido Socialista Italiano(PSI) aos 17 anos , fugiu para a Suiça para não cumprir serviço militar, quando voltou a Itália, virou um dos principais líderes do PSI dirigindo o jornal Avanti!, mas foi expulso do PSI por defender a entrada na Itália na guerra, enquanto os socialistas queriam a neutralidade. Fndou o jornal Il Popolo d'Italia, no qual fazia propaganda da guerra. Foi recrutado para a guerra, mas foi afastado 17 meses depois por ser ferido numa explosão.
Virou anti-comunista convicto e organizou ações de violência contra socialistas( chegou a incendiar a sede do Avanti!), sindicalistas, grevistas e invasores de terras. Dessa forma ganhou apoio da burguesia, dos proprietários de terra, de membros do exército e do governo.
Mussolini(esquerda) e Hitler
Adolf Hitler(1889 - 1945): nasceu na Austria, Hitler combateu na Grande Guerra como voluntário do exército alemão. Revoltou-se, assim como a maior parte do povo, com a derrota da Alemanha e pelo Tratado de Versalhes, e dizia que o povo tinha sido apunhalado pelas costas pelos políticos.
No ano de 1920, fundou o Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães( Partido Nazista), que fazia oposição a o governo democrático da República de Weimar. Usava como símbolo a cruz suástica e criou o grupo armado SA(Sturmabteilugen, tropas de assalto) para proteger os comícios do Partido Nazista e colocar medo nos opositores esquerdistas. Em 1923, foi preso após uma tentativa de golpe de estado e na prisão desenvolveu o nazismo, escrito no livro Mein Kampf(Minha Luta).Em 1933 tornou-se ditador na Alemanha, seu expansionismo provocou a eclosão da Segunda Guerra. O s nazistas perseguiram milhões de pessoas, como judeus, ciganos e homossexuais.


- Roberto Malta

Nenhum comentário:

Postar um comentário