terça-feira, 9 de agosto de 2011

O New Deal

A crise nos Estados Unidos(EUA) se espalhou para o resto do mundo. Os EUA reduziram muito suas importações e os empresários cortaram os empréstimos e investimentos no exterior. Isso trouxe problemas para os países que vendiam ou que recebiam capitais(dinheiro) dos EUA.
Com isso, obras e serviços foram interrompidos, fábricas foram fechadas, tonelados de produtos estocados(em alguns países foram queimados), lojas; fábricas e escritórios fechados, a produção industrial e agrícola caiu, o consumo e os preços diminuiram. Basicamente uma crise econômica mundial de larga escala  e graves problemas financeiros para países da Europa e da América, entre 1930 e 1932, totalizando milhões de desempregados.
A velocidade e o alcance da crise afetou a confiança de muitas pessoas no captalismo e na democracia tornando essas pessoas mais influênciaveis pelo socialismo e pelo facismo(ditadura de um só partido, nacionalista, e contra a democracia, captalismo liberal e socialismo). Em diversos países ocorreram greves e passeatas em que geralmente ocorriam o choques entre a população e a polícia(principalmente na Alemanha e França).
Para enfrentar a crise, os governos abriram mão do liberalismo econômico e assumiram o controle da economia e dos problemas sociais. O Estado começou a impor leis protecionistas (contra produtos e capitais estrangeiros) e trabalhistas(impondo regras na relação entre trabalhador e patrão). A Grande Recessão( Crise de 1929) trouxe o mundo para uma nova fase do captalismo, com a intervenção estatal na economia e nos problemas sociais.
FDR na época do New Deal, em 1933
Em 1933 nos EUA, o presidente Franklin Delano Roosevelt(FDR), colocou em prática diversas medidas para recuperar a economia americana num programa chamado New Deal(Novo Acordo): realizou diversas obras públicas, empregando 8 milhões de pessoas), ordenou destruirem uma parte dos estoques de trigo e algodão e mandou abateram(matarem) 6 milhões de porcos, entregando a carne a famílias pobres e também ordenou que empresas estabelecessem cotas de produção. Roosevelt também fez com que o Congresso aprovasse leis trabalhistas garantindo salário mínimo e jornada máxima de trabalho. Aproximadamente em 1936, os EUA venceram a fase mais rigída da Grande Recessão, com isso FDR ganhou a confiança do povo  e com isso conquistou 4 mandatos como presidente e 12 anos na presidência(morreu em 12 de abril de 1945, no início do quarto mandato)-de 1933 a 1945.



- Roberto Malta

Nenhum comentário:

Postar um comentário