quinta-feira, 18 de agosto de 2011

O Facismo na Itália

Depois do fim da Grande Guerra, a Itália tinha dívidas gigantescas, uma inflação que crescia cada vez mais e uma produção agrícola e industrial praticamente nula. Ocorriam protestos pelo desemprego e pelos pequenos salários. E as anexações territóriais e compensações financeiras que os italianos queriam a entrar na Guerra não ocorreram, frustando os italianos.
Símbolo do Facismo
Nesse período de conflitos sociais e de crise econômica, Benito Mussolini funda grupos paramilitares, que depois dariam no surgimento do Partido Facista Italiano. Mussolini, sendo um nacionalista extremo, aproveitou a insastifação social e os desejos do povo, originando uma ideologia que exaltava a pátria e o Estado. O facismo defendia a superioridade do Estado em relação a Sociedade e a limitação do Poder Legislativo. Eram contra a democracia, o liberalismo e o comunismo e buscavam reestabelecer a ordem social e procurar o crescimento econômico e territorial da Itália.
No ano de 1921, os fascistas elegeram 21 deputados, mas os comunistas elegeram 156( o que garantia o governo do país para eles). Tendo o apoio dos burgueses e do Exército( que era contra os comunistas) , Mussolini fez uma exibição de força: realizou uma Marcha sobre Roma em outubro de 1922. Grupos de fascitas armados saíram de diversas regiões do Norte da Itália com destino a Roma, e ocuparm no caminho: estações de trem, postos de correio e prefeituras.
Sob pressão, o Rei Vítor Emenuel III nomeou Mussolini como 1º Ministro, no mesmo ano, que por meio de fraudes eleitorais; leis impostas e violência contra a oposição foi estendendo seu poder.
Em 1925, Mussolini já havia consolidado a ditadura facista, dissolvendo todos os outros partidos políticos e censurando os jornais. Mussolini era chamado de Duce, tinha poderes absolutos governava por decretos e só respondia ao Rei.
Foram proíbidos greves e sindicatos, trocados por corporações( que reuniam trabalhadores e patrões e eram dirigidos por um homem nomeado por Mussolini). A produção industrial e agrícola aumentou e o nível do emprego se manteve estavel. Ações contra o analfabetismo e o crime organizado. Mussolini também conseguiu o apoio da Igreja Católina criando o Estado do Vaticano( independente e governado pelo Papa) e tornando o cristianismo como religião oficial e base de ensino do Estado Facista Italiano.


- Roberto Malta

Nenhum comentário:

Postar um comentário