sexta-feira, 27 de julho de 2012

Barbarossa

Frederico Barbarossa nasceu em 1122 e em 1147 tornou-se Duque da Suábia. Logo depois fez sua primeira viagem para o Leste juntou com seu tio Conrado III, rei da Germânia, essa expedição foi desastrosa mas Barbarossa provou ser um grande soldado e ganhou a confiança do Rei. Em 1152, Conrado morreu e no dia 4 de março Frederico Barbarossa foi coroado como o novo Rei da Germânia. Por Barbarossa ser escolhido como rei em vez do filho de Conrado, Henrique, o Leão, Duque da Saxônia, se tornou inimigo de Barbarossa.
Tendo como objetivo restaurar a extensão do Sacro Império Romano-Germânico a que era sob Carlos Magno, Barbarossa primeiro fez muitas concessões para obter o fim da guerra civil na Germânia, então interviu na guerra civil dinamarquesa e começou a negociar com o Império Romano do Oriente e em março de 1153 obteve um acordo com o papa Eugênio III em que se dispunha a defender o papado, não se aliar com os inimigos do papa e a ajudá-lo a conquistar Roma.
Em outubro de 1154, iniciou sua 1ª Campanha na Itália com o objetivo de atacar os normandos liderados pelo rei Guilherme I da Sicília. Encontrou pesada resistência desde o começo, conseguiu conquistar Milão e em 1155 fez cerco em Tortona e destruiu completamente esta cidade. Depois prosseguiu para Pavia onde recebeu a Coroa de Ferro e o título de Rei da Itália, prosseguiu conquistando a Bolonha e a Toscana, se aproximando de Roma. Lá, o papa Adriano IV estava sendo atacado pela rebelião da comuna, mas as derrotou. Quando se aproximou de Roma, o papa veio ao seu encontro, mas por Barbarossa não cumprir o protocolo nada ocorreu, os dois se retiraram para o Vaticano e no dia seguinte, 18 de junho de 1155, o papa coroou Barbarossa como imperador do Sacro Império Romano.



Os romanos entraram em revolta e Barbarossa sufocou a revolta, depois foi para Tivoli com seu exército e o papa, onde desistiu de atacar os normandos , por causa de sua longa ausência da Germânia. Antes de voltar para sua terra-natal, atacou Spoleto e em Verona declarou sua raiva contra os rebeldes em Milão. Ao retornar transferiu Henrique, o Leão do ducado da Saxônia para o da Baviera e o Duque da Baviera, Henrique II, virou Duque da Áustria. Barbarossa percebeu que Henrique, o Leão devia estar acomodado ( mesmo que Barbarossa tivesse que dividir poder com ele) porque era um homem muito poderoso para ter como inimigo. Em 9 de junho de 1156 se casou com Beatrice da Borgonha estendendo seu Império com o Condado da Borgonha. Declarou Paz na Terra, que durou de 1152 a 1157.
 A retirada de Barbarossa forçou o papa Adriano IV a fazer um acordo de paz com os normandos no qual cedia territórios que ele via como seus, Barbarossa cortou relações com o papa e apoiado por Henrique, o Leão e seus saxônicos iniciou sua segunda campanha na Itália. A expedição começou com a conquista de Milão e o inicio de uma longa luta com o papa Alexandre III ( um dos papas eleitos depois da morte de Adriano IV, o outro foi Victor IV). Barbarossa reconheceu Victor IV, o anti-papa, como o legítimo papa. Em resposta Alexandre III excomungou Barbarossa e Victor IV , depois se aliou aos normandos para atacar o anti-papa e Barbarossa. Enquanto isso, teve que sufocar outra rebelião em Milão e conquistou Brescia e Placentia.. Retornou para a Germânia em 1162 percebendo que muitos príncipes estavam receosos com o aumento de poder de Henrique, o Leão. No ano seguinte teve seus planos de atacar os normandos na Sicília arruinados pela formação de uma grande coalizão contra ele, principalmente pelos impostos exigidos pelo seu Império.
Em 1164, Barbarossa pegou as reliquias dos Três Reis e as levou para o Arcebispo de Colônia, o anti-papa Victor IV morreu e um novo anti-papa foi coroado, Pascal III, mas ele logo foi expulso de Roma e o papa Alexandre III retornou. Barbarrosa estava ocupado restorando a paz na Renânia e depois que terminou de fazê-lo iniciou sua quarta campanha italiana visando garantir que o anti-papa estivesse operando em Roma e coroar sua mulher como imperatriz do Sacro Império Romano, além de haver rumores de que o papa tinha se aliado com o Imperador Romano do Oriente. Desta vez Henrique, o Leão se recusou a ir com ele por estar em disputas com os vizinhos e conquistando territórios eslavos.
Barbarossa começou fazendo cerco em Ancona simultaneamente a que seu exército derrotava os romanos na Batalha de Monte Porzio. Depois dessa vitória, levantou cerco e foi rapidamente para Roma, onde além de coroar sua mulher foi coroado novamente. Seu exército foi destruído por uma epidemia e ele retornou para a Germânia, permanecendo lá por 6 anos, nesse meio tempo ele acertou o controle imperial na Bohemia, Hungria e Polônia, iniciou relações amistosas com os bizantinos e tentou chegar a um melhor entendimento com Luís VII da França e Henrique II da Inglaterra.
Em 1769 Milão e outras cidades foram perdidas e 5 anos depois Barbarossa tentou reconquistá-las mas sem o apoio de Henrique, o Leão foi derotado pela Liga Lombarda, que apoiava o papa. Foi obrigado a reconhecer Alexandre III como o legítimo papa e se reconciliou com ele. Em 30 de junho de 1178  foi coroado rei da Borgonha e em 1180, retirou as terras de seu ex-aliado Henrique, o Leão, que foi declarado um fora-da-lei, e no ano seguinte este se submeteu ao Império e foi para o exílio.
Depois de retornar de seu fracasso na Itália, Barbarossa era um homem exausto e isso levou a muitas guerras civis na Germânia que foram derrotadas uma a uma e se iniciou um desejo generalizado de conquistar os eslavos ampliando o território. Retornou a Itália e aliando se com a nobreza rural com o objetivo de reduzir o poder das cidades da Toscana e em seguida se casou com Constance da Sicília, herdeira do trono.
Em 1188 o papa Gregório VIII assumiu e  no ano seguinte Barbarrosa junto com o rei da França e o da Inglaterra partiram para a Terceira Cruzada. No caminho se juntaram a eles os húngaros e tiveram de atacar os bizantinos, pois estes haviam se aliado com Saladino. Saladino se alarmou com a aproximação desse Exército gigantesco e se preparou para atacá-lo com outros líderes muçulmanos. Quando estava cruzando um rio com seu cavalo, Barbarossa foi derrubado pela correnteza e depois se afogou, seu corpo foi recuperado e colocado num barril de vinagre.
Perdendo seu líder o exército entrou em pânico e depois de ataques turcos, desertores e suicídios, sobraram 5 mil homens que liderados pelo filho de Barbarossa, Frederico VI da Suábia chegaram em Acre. A inesperada morte de Barbarossa deixou os cruzados sob comando dos rivais Ricardo Coração de Leão      ( da Inglaterra ) e Felipe II ( da França). O exército foi dissolvido e enquanto Felipe retornou, Ricardo prosseguiu a cruzada conseguindo diversas vitórias sobre Saladino mas no final perdeu e assinou um acordo de paz em que Jerusalém ficava com os muçulmanos mas peregrinos cristãos teriam acesso.


- Roberto Malta

Nenhum comentário:

Postar um comentário