quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Tolkien: Um Escritor Inesperado


1916, os Britânicos acabam de sofrer o maior expurgo militar de sua história, alargando ainda mais o combate as Margens do Rio Somme e tornando ainda mais distante uma vitória no que estava chmando-se de "o conflito para terminar todos os conflitos". Para reestruturar as defesas da Rainha, um Divisão extra de Homens foi desviada para o campo de batalha que se estendia por mais de 30 Km. Dentre os recem-chegados, entre uma leva de militares bem treinados, engenheiros táticormado, cheio de aspirações que fora arrastado do meio acadêmico para o buraco imundo, infestado de piolhos e vermes queeram as trincheiras. Seu nome era J. R. R. Tolkien e ele, como qualquer homem em sua posição, jamais poderia prever a influencia que esse conflito teria na sua vida e, principalmente, na sua escrita.

John Ronald Reuel Tolkien nasceu em Bloemfontein na África do Sul em 3 de janeiro de 1892, mas logo foi morar na Inglaterra com sua mãe e seu irmão mais novo, pois seu pai havia falecido em 1896. Tolkien teve poucas lembranças da África do Sul,mas uma das mais marcantes foi um confronto com uma aranha grande e cabeluda, que lhe deu a ideia da Laracna quando escreveu O Senhor dos Anéis . Durante sua infância suas memórias se dividiram entre Birmingham, um importante centro industrial, e seus subúrbios, mais especificamente Sarehole.

Depois eles se mudaram para Edgbaston, também no subúrbio de Birmingham, onde Tolkien foi introduzido no catolicismo e seguiu fiel nessa religião pelo resto de sua vida. Em 1914 a mãe de Tolkien foi diagnosticada com diabetes, que era fatal nessa época pois a insulina ainda não havia sido descoberta, e morreu no final desse ano. O padre de Edgbaston tomou conta da criação dos órfãos.

Nessa época Tolkien já estava mostrando sua aptidão pra línguas, já era fluente em grego e latim e outras línguas atuais e antigas como gótico e finlandês. Aos 11 anos criou sua primeira língua, somente por diversão e logo depois começou a ser amigo próximo de outros três colegas que conheceu na sua escola, os quatro continuaram se correspondendo até 1916.

Em 1911 entrou na faculdade em Exeter, Oxford onde continuou a aprender línguas, como Inglês Medieval, Anglo Saxão, línguas germânicas, galês e finlandês. Aos 21 começou a sair com a sua futura esposa, Edith, mas avançavam lentamente nesse relacionamento. Em 14 de agosto de 1914 começou algo que mudaria para sempre a vida do jovem Tolkien, a Primeira Guerra Mundial.

A princípio ele não se alisou por estar completando sua faculdade, acabou em junho de 1915 e se alistou. Ainda em 1916 antes de ir para o front se casou com Edith. Entrou no 13º batalhão dos Fuzileiros de Lancashire, mas logo depois foi transferido para o 11º.

Esse regimento em que Tolkien lutou havia sido enviado para lutar em Galipoli em 1914, praia da Turquia extremamente bem defendida. Os homens que eram enviados para lá tinham perfeita ciência de que não retornariam.
Tolkien em seu uniforme de 1º Tenete da
infantaria britânica
Depois do treinamento Tolkien foi enviado para a França no dia 2 de junho de 1916 junto com seus outros três amigos de colégio, dois dos quais morreram e se afastou posteriormente do terceiro. Lutou na Batalha do Somme, que começou no primeiro de julho.  Na primeira leva da ofensiva britânica, na qual Tolkien estava, o Exército Britânico teve o dia mais sangrento de toda a sua história, com a morte de 57 mil soldados e mais 23 mil que foram capturados ou feridos.

No outro lado da batalha, usando um capacete com a tradicional ponta de ferro estava um cabo austríaco que depois entraria para a história, Adolf Hitler.

Tolkien uma vez quando estava a cavalo pensando estar em território aliado, já tinha ultrapassado a terra de ninguém e estava em terras alemãs. Foi detectado por um grupo de ulanos alemães, elite da cavalaria do Kaiser e conhecidos por nunca fazerem prisioneiros, que partiram em seu encalço. Depois de uma perseguição frenética Tolkien se jogou para dentro uma trincheira e como os cavalos alemãs não estavam treinados para andar em tal área, conseguiu escapar. Anos mais tarde, depois de ter inúmeros pesadelos com isso, criou os cavaleiros negros do Senhor dos Anéis baseados nesses ulanos.

Durante os quatro meses que serviu na França, variou entre ficar no front e nos hospitais de campanha, por sofrer de febre das trincheiras, causada por um piolho que proliferava lá pelas más condições de higiene que haviam nelas.  No dia 27 de outubro ele foi enviado de volta para a Inglaterra e ficou um mês no hospital de Birmingham se recuperando da doença.

Durante seu período nos campos de batalha Tolkien experimentou as privações de comida, água e outros objetos de necessidade básica que o auxiliaram a escrever sobre a viagem de Frodo e Sam para Mordor. Também a vivência que ele teve de batalhas o ajudou a escrever sobre diversas batalhas em seus livros, principalmente de tentativa de conquista de fortes e cidades, como o Abismo de Helm e Minas Tirith, porem, além da guerra, Tolkien tinha um vasto conhecimento de historia e mitologia.
Seu primeiro filho nasceu em 1917, aproximadamente um ano depois que ele voltou para casa.  Depois do fim da guerra foi chamado para ser lexicógrafo assistente do dicionário de Oxford, dois anos depois foi aceito como professor doutor em língua inglesa na Universidade de Leeds foi nesse período em que continuou a criar e desenvolver suas próprias línguas, principalmente as línguas élficas. Também colaborou com E. V. Gordon, outro professor da universidade, na adaptação da obra Sir Gawain e o Cavaleiro Verde, escrita no século XIV.

Tolkien retornou a Oxford, desta vez como professor titular e logo depois publicou uma análise de uma das mais antigas obras escritas em inglês Beowulf: the Monsters and the Critics.
Uma das cartas de Tolkien para seus filhos
como se ele fosse o papai noel
Em 1929 Tolkein começou a escrever cartas para seus filhos como se fossem do Papai Noel, uma seleção dessas cartas foi publicada em 1976. Nessa época Tolkien foi um dos fundadores de um clube de amigos que  se conheceram em Oxford (mas nem todos ainda estavam nessa faculdade) chamado The Inklings ( chamado assim pela sonoridade anglo – saxônica e porque se relacionava com a escrita). Entre os membros desse grupo estava C. S. Lewis, importante autor de fantasia que escreveu entre outras obras As Crônicas de Nárnia.

Tolkien e Lewis viraram grandes amigos, Tolkien até o convenceu a se converter ao catolicismo. Demorou aproximadamente 10 anos para escrever a parte inicial e os apêndices do Senhor dos Anéis e, para isso, Tolkien foi ajudado por diversos colegas no seu clube, principalmente por Lewis. Em um dia de 1930, enquanto o professor Tolkien corrigia os exames de aplicação para a faculdade, ele achou uma folha em branco. Em uma inspiração repentina escreveu nessa folha as seguintes palavras: Num buraco no chão vivia um hobbitEm 1932 Tolkien já havia acabado seu livro e tinha mostrado para diversas pessoas, como seu amigo C. S. Lewis e uma aluna sua chamada Elaine Griffiths.

Quatro anos depois Griffiths foi visitada em Oxford por Susan Dagnall, que trabalhava para a editora George Allen & Unwin. Ela viu a obra de Tolkien e levou a para um dos sócios da editora, Stanley Unwin, que deu para seu filho de 10 anos ler. Ele gostou do livro e no dia 21 de setembro de 1937 foi lançado O Hobbit. Foi muito bem recebido e em dezembro todas as cópias estavam esgotadas, também foi traduzido em mais de 40 línguas (muitas vezes com mais de uma publicação por língua).

Em dezembro Unwin tinha pedido uma continuação e Tolkien entregou O Silmarillion, mas não foi aceito pelos editores, que queriam mais sobre os hobbits. Então, começou a escrever O Novo Hobbit, que depois teve seu nome mudado para O Senhor dos Anéis e foi lançado em 1954.

Em 1938 Tolkien recebeu uma carta da editora alemã  Rütten & Loening Verlag, que queria publicar O Hobbit na Alemanha Nazista e seguindo a lei de lá perguntou para Tolkien se ele era ariano.  Ele preparou duas cartas que deu a Unwin para ele escolher qual enviar. A carta enviada se perdeu ou foi destruído em meio aos bombardeiros durante a Segunda Guerra Mundial. Na carta que não foi enviada, Tolkien lamentava não ter nenhum descendente judeu, afirmava ter vários amigos judeus e dizia que o termo ariano distinguia todos os falantes de línguas indo-arábicas. Tolkien ainda escreveu que sempre carregou seu sobrenome alemão com orgulho, mesmo durante a Primeira Guerra Mundial e que achava que pelas ações de Hitler e de outros nazistas chegaria um dia em que ter um nome alemão não seria mais motivo para orgulho.
C. S. Lewis, um dos Inkling que muito ajudou Tolkien a escrever
o começo de O Senhor dos Anéis
Tolkien também escreveu uma carta para seu filho Michael em 1941 dizendo que ele teria mais motivos para lutar na Segunda Guerra Mundial do que tinha na Primeira devido ao seu ódio tremendo pelo líder nazista Adolf Hitler, que descreveu como sendo um ignorante vermelho, alusão à cor símbolo do partido nazista, e completou afirmando que se irritava com a deturpação que os nazistas faziam do espírito nórdico, que ele tanto tinha se esforçado para escrever em suas obras. Tolkien até escreveu uma carta dizendo que queira criar uma mitologia para o seu povo, e foi isso que ele fez.

Tolkien começou a escrever O Senhor dos Anéis, como já foi dito, em dezembro de 1937 e antes do começo da Segunda Guerra Mundial já havia terminado dois terços dessa obra. Teve que parar durante a guerra porque trabalhou para decifrar o Enigma, trabalhos que foram realizados na Escola de Criptografia localizada em Bletchley Park ( que ficava nos arredores de Londres), O enigma era uma máquina que codificava as mensagens alemãs e usou ao longo da guerra dois sistemas distintos: o Dolphin e o Shark (nomeados assim pelos ingleses).

Fazer uma continuação de O Hobbit obrigou Tolkien a fazer algumas modificações no livro original, principalmente em relação a Gollum. Na primeira edição Bilbo sai com o um anel e Gollum não vê problema nisso, pois havia perdido a aposta e já na segunda edição Gollum está mais agressivo em relação a Bilbo, sendo que o livro termina com ele amaldiçoando Bilbo : ‘Ladrão! Ladrão, Bolseiro! Nós odeia ele, nós odeia ele, nós odeia ele para sempre!’, isso também pressagia a descrição de Gollum no livro.

Em 1950 ( 5 anos após o fim da guerra) , Tolkien terminou de escrever seu livro e queria publicá-lo junto com O Silmillarion, coisa que sua  editora não queria fazer. Então, levou seu livro para outra editora, Collins, e exigiu que ele fosse publicado em 1952, coisa que foi negado. Tolkien retornou o livro para sua antiga editora, Allen & Unwin, dizendo que gostaria que qualquer parte da sua obra fosse publicada.

Capas originais dos 3 livros de O Senhor dos Anéis
Para a publicação, principalmente pela falta de papel na Inglaterra no pós-guerra e para baratear o preço do livro, O Senhor dos Anéis foi divido em três partes: A Sociedade do Anel, As Duas Torres e O Retorno do Rei ( nome que Tolkien não queria por considerar que já entregava o enredo, ele preferia A Guerra do Anel que foi rejeitado pelo seu editor). Os livros foram publicados em ordem, nos dias 21 de julho de 1954, 11 de novembro de 1954 e 20 de outubro de 1955.

O Senhor dos Anéis foi um verdadeiro sucesso de vendas (vendendo mais de 150 milhões de exemplares), chegando a terceira posição entre os romances mais vendidos da história, atrás apenas de Um Conto de Duas Cidades de Charles Dickens e O Pequeno Príncipe de Auguste de Saint-Exupéry. Em quarto lugar está outro livro de autoria de Tolkien, O Hobbit.

Em 1959 Tolkien se aposentou, ele e Edith se mudaram para Bournemouth e viveu somente das vendas dos seus livros, na década seguinte ficou infeliz com a popularidade de seus livros graças ao movimento de contra-cultura e por ter virado uma figura Cult. A princípio respondia entusiasmado todas as cartas de fãs enviadas para ele, mas posteriormente, devido a quantidade de cartas e telefonemas que recebia de admiradores de seu trabalho, teve que parar com isso e até retirou seu nome da lista telefônica.

Em 28 de março de 1972 recebeu da Rainha Elizabeth II a ordem de comandante da Ordem do Império Britânico. No dia de 29 de novembro Edith morreu e Tolkien se mudou para Oxford, mas permaneceu muito triste pela morte de sua mulher até o fim de sua vida. Em 2 de setembro de 1973 Tolkien morreu e foi enterrado junto com Edith, e na lápide abaixo do seu nome está escrito Beren e no de Edith está escrito Lúthien, alusão há uma história do Silmarillion sobre o amor destas duas personagens.

Tolkien (e também vários colegas seus no Inkilings) influenciou o gênero da fantasia, principalmente de como ele é visto e escrito hoje, retratando a época medieval com o acréscimo de outras raças como elfos e orcs e com a presença de dragões e magos, entre outras coisas.
George R. R. Martin, um dos autores influenciados por Tolkien
John Ronald Reuel Tolkien era um filólogo e um professor renomado de Oxford, criou um clube de amigos de Oxford que se ajudavam com seus livros e participou das duas guerras mundiais, como oficial do Exército Britânico na Primeira Guerra e como decodificador do código nazista na Segunda. Ele foi um dos autores mais influentes do século XX e é considerado o pai da fantasia épica, influenciando diversos autores como George R. R. Martin ( autor de Crônicas de Gelo e Fogo), Christopher Paolini ( autor de Eragon), John Howe ( ilustrador de diversos livros de Tolkien), Alan Lee ( também ilustrou vários livros de Tolkien) e Stephen R. Donaldson ( autor de As Crônicas de Thomas Convenant).

Falava fluentemente 13 línguas (latim, francês, alemão, inglês da Idade Média, Anglo Saxão, finlandês, gótico, grego, italiano, língua nórdica antiga, espanhol, galês e galês medieval), também falava mais 9 línguas (dinamarquês, holandês, lombardo, norueguês, russo, sérvio, sueco e formas antigas de alemão e eslovaco).  Além disso, inventou diversas línguas: as línguas élficas ( que constituem uma família de línguas : Quendian primitivo , Eldarin comum,  QuenyaGoldogrinNoldorin,TelerinIlkorin, Doriathrin, AvarinSindarin.), as línguas dos homens da Terra Média ( TaliskaAdûnaic, Soval Pharë (língua comum), Dalish,  RohirricRhovanionHaladinDunlendishDrûgHaradrimEasterling.), a língua secreta dos anões ( Khuzdul), Iglishmêk ( outra língua dos anões), Entes, Valarin, Morgoth ( língua dos orcs na primeira era), Língua Negra de Mordor ( criada por Sauron) e diversas línguas de orcs da Terceira Era ( misturando outras línguas com a Língua Negra de Mordor). Além dessas, ele criou aos 11 sua primeira língua, Naffarin, Gautisk ( semelhante as línguas germânicas) e Mágol, baseada no húngaro.

Peter Jackson,  o diretor, produtor e adaptador para o cinema
de O Senhor dos Anéis e O Hobbit, em uma toca de hobbit
Tolkien usou essas línguas criadas por ele em um mundo criado por ele, com criaturas criadas por ele e nomes próprios também criados por ele. Escreveu livros baseados na sua própria mitologia, uma mixagem de histórias germânicas, nórdicas e anglo-saxônicas, que se tornou um verdadeiro sucesso de vendas e auxiliou a popularizar a fantasia além de torná-lo um dos escritores mais influentes do século XX. Algumas de suas obras tiveram adaptação para o cinema, O Senhor dos Anéis foi transformado em 3 filmes, lançados em 2001, 2002 e 2003, e O Hobbit que também será transformado em 3 filmes, sendo o primeiro lançado no dia 14 de dezembro de 2012, ambos produzidos, dirigidos e adaptados para o cinema pelo renomado cineasta Peter Jackson, que também produziu, dirigiu e adaptou para o cinema a trilogia de O Senhor dos Anéis.

E você recruta tolkieniano? Vai assistir O Hobbit Uma Viagem Inesperada no cinema? Já assistiu? Gostou? Conte-nos sobre!

- Roberto Malta, Luis Guilherme Matias e Guillermo Murúa

Um comentário: