quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Fotografia de Guerra

Fotografia da Batalha de Gettysburg, dois dias depois de
ter acabado
Desde as primeiras batalhas da humanidade houve interesse dos vencedores de registrarem seus feitos. Primeiramente isso acontecia através de gravuras e alguns séculos depois por meio de pinturas, buscando sempre trazer o maior realismo possível às imagens. Em 1839, com a invenção da fotografia foi aberto uma nova área para as batalhas serem representadas com uma veracidade impecável.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

A Batalha de Gettysburg: Os Ataques dos Confederados e a Defesa da União

No dia 1 de julho de 1863, às 5 da manhã duas brigadas da divisão de Heth, compondo a equipe de reconhecimento, começaram a avançar e duas horas e meia depois encontraram outra brigada de reconhecimento, dessa vez da cavalaria da União, e entraram em combate. A princípio tiveram grande sucesso, empurrando a cavalaria bem para o leste, mas às 10h20min o I Corpo de infantaria da União chegou a Gettysburg  e entrou na luta, conseguindo cortar o avanço das duas brigadas dos confederados e capturando boa parte dela, incluindo um dos comandantes.

domingo, 9 de dezembro de 2012

Bom Dia Vietnã: Primeira Guerra Mundial

Desde os primórdios, a humanidade tem engajado em batalhas aterradoras. A infinidade de mortos e desamparados nos levaria a perguntar se haveria algum dia que a humanidade estaria em paz. No começo do século passado, surgiu o que se veria como uma resposta a essa pergunta: A Primeira Guerra Mundial ; alternativamente, a Guerra para Terminar Todas as Guerras.

Como qualquer conflito, foi sangrento e desgastante ( obviamente não foi o último). Mas, diferente de conflitos que anteriores, gerou um certo fervor cultural, principalmente por por bandas que que jamais estiveram em contato com ele. Junte-se a nós enquanto desbravamos algumas das melhores músicas ambientadas e inspiradas pela Primeira Guerra Mundial.






sábado, 8 de dezembro de 2012

Bom Dia Vietnã: Celebre!

Nesta última semana, uma série de acontecimentos causou certo rebuliço nas mídias. Viu-se, por exemplo, a chegada da eminente morte de Oscar Niemeyer (1906-2012), um gênio inesquecível sem dúvida. Em contraste, porém, o mundo da música pode relembrar o nascimento de alguns de seus maiores astros.

Hoje o Bom dia Vietnã! celebra esses aniversariantes.


sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Pearl Harbor


Era o final de 1941, o mundo vivia há mais dois anos uma guerra de escala planetária que consumia todo o esforço dos países beligerantes. Na Europa os nazistas liderados por Adolf Hitler haviam anexado a França e tentado conquistar a União Soviética, a Inglaterra estava cercada por nazistas e lutando a Batalha da Inglaterra e do Atlântico e no outro lado do mundo o Japão ampliava sua esfera de coprosperidade no leste asiático anexando colônias de países europeus como Grã- Bretanha, França e Holanda, mas agora se depara com territórios de uma potência militar e naval terrivelmente perto do próprio Japão, os Estados Unidos.
Ataque a Pearl Harbor fotografada por um avião japonês

Desde a década de 20 tanto o Japão quanto os EUA estavam se preparando para uma guerra um contra o outro pelo domínio do Pacífico, mas isso só se passou a ser visto como uma real ameaça à paz a partir da década de 30 quando o Japão começou a se expandir para a China, inicialmente na Manchúria.

Em 1940 japoneses estavam se preparando para invadira Indochina Francesa e os EUA iniciaram um embargo comercial de diversos itens ao Japão, menos de petróleo, pois isso seria visto como praticamente uma declaração de guerra visto a dependência japonesa do petróleo americano. No ano seguinte o presidente dos EUA, Franklin Delano Roosevelt (FDR) ordenou que a  frota americana no pacífico, sediada em San Diego na Califórnia, fosse para as Filipinas, tentando desencorajar os japoneses de fazerem um ataque aos EUA ou a  algum de seus territórios ultra marinhos.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Tolkien: Um Escritor Inesperado


1916, os Britânicos acabam de sofrer o maior expurgo militar de sua história, alargando ainda mais o combate as Margens do Rio Somme e tornando ainda mais distante uma vitória no que estava chmando-se de "o conflito para terminar todos os conflitos". Para reestruturar as defesas da Rainha, um Divisão extra de Homens foi desviada para o campo de batalha que se estendia por mais de 30 Km. Dentre os recem-chegados, entre uma leva de militares bem treinados, engenheiros táticormado, cheio de aspirações que fora arrastado do meio acadêmico para o buraco imundo, infestado de piolhos e vermes queeram as trincheiras. Seu nome era J. R. R. Tolkien e ele, como qualquer homem em sua posição, jamais poderia prever a influencia que esse conflito teria na sua vida e, principalmente, na sua escrita.

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

A Batalha de Gettysburg : A Preperação


Uma nação dividída. De um lado a União; estados do Norte da América que pretendem se manter fiéis a seus votos Iluministas e decidem abolir a escravidão. Do outro, uma Confederação belicosa disposta a manter as tradições e lutar pela tão necessária mão-de-obra escrava. Era a premissa para o conflito que ficou conhecido como a Guerra de Secessão.

Era 1863. A guerra já durava mais de 2 anos e o esforço da guerra mobilizava o país. Os confederados tinham a iniciativa e avançavam ferozmente; muito se falava de uma vitória prematura; muito se apostava na determinação do General Robert Lee, líder do exército da Virginia do Norte e infinitamente leal ao presidente dos Confederados, Jefferson Davis. Foi após a vitória em Chancellorsville, em 6 de maio de 1863, que Lee decidiu realizar uma segunda invasão do Norte, análoga a Campanha de Maryland, em 1862, visando aliviar a pressão do cerco contra Vicksburg, um ponto de importância média para os Sulistas.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Cercos Medievais

Sabemos que a Idade Média foi um período marcado por conflitos violentos, era um período extremamente instável, assolado por guerras e batalhas sangrentas. Tal realidade obrigava aos projetistas a desenvolverem  construções otimizadas para a proteção de seus habitantes. Isso gerou uma multiplicidade de fortes  e castelos ao redor do Continente Europeu, cercados por altas torres e espessas muralhas. Sendo assim, atravessar tais defesas era um trabalho hercúleo, que, em sua natureza requereria um campo a parte no estudo dos combates medievais.  Nascia ai a arte do cerco.